Economia

Convenção de Supermercados : perspectiva de crescimento é de 2%

Secretário Hereda esteve na abertura da superbahia, na arena fonte nova
Ascom SDE , Salvador | 20/07/2015 às 19:16
Abertura da sexta edição da Superbahia
Foto: Ascom SDE

Ao lado do presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Fernando Yamada, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, representando o governador Rui Costa, participou hoje (20.07.2015) da abertura da sexta edição da Superbahia – Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores, que será realizada até depois de amanhã, na Arena Fonte Nova, com cerca de 70 fornecedores nacionais e internacionais do setor varejista, com uma visitação estimada de 12 mil pessoas. E apesar do panorama de crise, o setor supermercadista trabalha com a perspectiva de crescimento de 2% em 2015.

“As vendas em supermercados cresceram 2,24% no ano passado em comparação com as de 2013, apesar do cenário difícil. A economia é muito dinâmica e essa perspectiva positiva do setor em 2015 indica que teremos um fim de ano muito mais promissor do que o início. O Brasil já superou situações muito mais difíceis. Se a gente puxar um pouquinho pela memória vai se lembrar das crises dos anos 1980 e 1990, com hiperinflação, taxas de juros estratosféricas, desemprego e sem reservas cambiais. Hoje, as nossas bases econômicas são muito mais sólidas”, disse Hereda na sua fala aos empresários.

            A Superbahia, realizada  pela ABASE – Associação Baiana de Supermercados e Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço da Bahia, deverá gerar negócios da ordem de R$ 400 milhões. “Para vencer a crise, a palavra de ordem é qualificação em um cenário de competição acirrada. Estamos mostrando o que há de mais moderno no setor, tanto na área de alimentos como na de equipamentos”, diz o presidente da Abase, João Cláudio Nunes.

Em paralelo a feira de negócios, está sendo realizado o Fórum de Fortalecimento do Varejo Supermercadista Baiano, justamente com o objetivo de qualificar empresas e profissionais de varejo. A programação inclui oficinas e palestras técnicas, com temas diversos, a exemplo da segurança alimentar, sustentabilidade e atendimento ao público das classes C, D e E.

O público alvo da Super Bahia são supermercadistas da Bahia e de Sergipe, atacadistas, distribuidores, proprietários de delicatessens, padarias, lojas de conveniência, restaurantes, hotéis e representantes comerciais, além de fornecedores dos segmentos de alimentos, automação e gestão, bazar, bebidas, equipamentos leves e pesados, higiene, beleza, limpeza, petshop, serviços financeiros e suprimentos.

Estiveram presentes também na abertura da Superbahia, o secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, o subsecretário de Desenvolvimento, Paulo Guimarães, o chefe de gabinete da SDE, Marco Cohim, o superintendente do SEBRAE, Advan Furtado, o deputado federal João Gualberto, o estadual Zé Neto e os vereadores Claudio Tinoco e Orlando Palhinha.