Economia

CrediBahia quer atender mais empreendedores em Salvador

I Encontro de Empreendedores do Programa CrediBahia em Salvador foi realizado nesta sexta-feira (12)
Ascom Setre , Salvador | 12/06/2015 às 19:41
Encontro CrediBahia
Foto: Marcelo Reis

Aumentar o número de empreendedores atendidos pelo CrediBahia em Salvador é a grande meta da Coordenação de Microcrédito e Finanças Solidárias da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) nos próximos quatro anos.

 

Anunciada pelo secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, durante o I Encontro de Empreendedores do Programa CrediBahia em Salvador realizado nesta sexta-feira (12), no auditório da Desenbahia, na Avenida Paralela, a meta foi comemorada por todos e, em especial, pelo presidente da Desenbahia, Otto Alencar filho.

 

De acordo com o dirigente, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) dispõe de R$ 50 milhões para atender este segmento. O evento reuniu durante o dia 150 pessoas e contou também com as presenças do representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas e Empresas (Sebrae), Lauro Ramos.

 

Vencer a crise - Durante a solenidade de abertura do encontro, o titular da Setre destacou que o programa do Governo do Estado com taxa de juros mais baixa tem beneficiado empreendedores de pequenos negócios em toda Bahia, gerando renda e emprego. No perfil dos empreendedores atendidos em Salvador 69% são mulheres e 31% de homens. A maioria trabalha com confecção e alimentação.

 

“Somente em Salvador são 183 empreendedores atendidos pelo CrediBahia e a nossa meta é chegar a três mil” disse. Álvaro Gomes destacou também que “este pode ser o caminho para vencer a crise de momento”. O coordenador de Microcrédito e Finanças Solidárias da Setre, Weslen Moreira, salientou que o encontro serviu como oportunidade para as partes envolvidas traçarem novos caminhos.

 

“O CrediBahia tem hoje 186 postos espalhados em 184 municípios em todos os Territórios de Identidade. E a meta é ampliar as unidades de atendimento”. Weslen anunciou ainda que os encontros regionais também serão realizados no interior e mais sete novos postos serão inaugurados este ano.

 

“Vamos buscar apoio das prefeituras municipais e ampliar ações em Salvador e em todo o estado, promovendo rodas de negócios e qualificação dos empreendedores”, acrescenta.

 

Depoimentos - Dalva Melo, proprietária de uma pequena loja de artigos para presentes no bairro de Águas Claras estava superfeliz com o crescimento que vem colhendo no dia-a-dia. Em depoimento emocionado, confessou que “a partir de um empréstimo do CrediBahia pude abrir o negócio e caminhar para minha independência”.

 

A artesã Hermelina Farias que trabalha com objetos de decoração no seu ateliê no bairro do Cabula valorizou a importância do microcrédito orientado com juros baixos do CrediBahia; enquanto Adilton Borges da Silva, proprietário de uma lanchonete, no bairro de São Cristovão, disse que quando precisou abrir seu próprio negócio encontrou apoio e financiamento do CrediBahia, com todas as facilidades.

 

Executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas e Empresas (Sebrae) e prefeituras, o CrediBahia já liberou desde a sua criação em 2002, um total de 147.359 contratos, financiando R$ 293,3 milhões aos 62.782 empreendedores.