Representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) apresentaram, nesta quinta-feira 11, ao secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, uma pauta de apoio aos trabalhadores da categoria que atuam nos municípios de Ibotirama e Bom Jesus da Lapa, Oeste do Estado.
“São 56 famílias em Ibotirama e 23 em Bom Jesus da Lapa que vivem atualmente de forma degradante. Elas estão, realmente, passando fome!”, alerta o presidente da Oeste Ecologia –Associação dos Orientadores e Recicladores de Resíduos Sólidos do Oeste da Bahia– Paulo Roberto Alves.
Outra preocupação levantada pelas lideranças da categoria que participaram da audiência foi a instalação de galpões com infraestrutura e tecnologia (prensas, balanças, etc) para aprimorar a comercialização do material retirado dos lixões e das ruas.
Titular da Secretaria do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes ouviu as reivindicações ao lado do presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, e do superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa.
Ele orientou que a situação seja avaliada nesta sexta-feira 12, por técnicos da Setre e da Superintendência de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, em busca de uma solução adequada ao problema.