vide
Tasso Franco , Salvador |
12/04/2015 às 15:27
Distribuição das sementes
Foto: Gabriel de Oliveira
Mesmo com a pouca chuva que caiu nos últimos dias na região sul da Bahia, os agricultores familiares e pequenos produtores rurais do Ribeirão Seco e do Serrado renovaram hoje as esperanças de fartura nas propriedades depois de cada associação receber da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente – Seagrima 100 quilos de milho e 100 quilos de feijão para semeadura. Neste ano serão distribuídas pelo projeto Agricultura em Ação 1,5 tonelada de sementes fornecidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Cada produtor rural vai receber em média cinco quilos de sementes de feijão e dois quilos de sementes de milho bastando que estejam cadastros em uma da 14 associações, cooperativas e comunidades atendidas pelo programa. Por meio dos técnicos, a Seagrima vai acompanhar cada uma das propriedades através de uma ficha técnica individual, que será preenchida pelos engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas do Agricultura em Ação.
“Nós produtores estamos muito felizes e agradecidos à atual administração e à Secretaria da Agricultura que
trouxeram as sementes” expressou o presidente da Associação de Produtores Rurais do Ribeirão Seco, João Joaquim da Silva, acrescentando que serão beneficiados 130 associados. “Nossa região tem mais de 600 agricultores, mas nem todos terão sementes Mas a gente agradece o empenho do prefeito Claudevane Leite e da Secretaria da Agricultura que tem nos apoiado com sementes, melhoria nas estradas e de ramais e assistência técnica”, disse o líder comunitário.
Para o presidente da Cooperativa de Agricultores Familiares e Economia Solidária (Coopafs), Nelson Possidônio dos
Santos, a distribuição de sementes pela Seagrima é uma boa ação, pois milho e feijão são cultivos de ciclo curto produzidos durante todo o ano. Atualmente, a instituição atende à demanda de alimentos da Prefeitura pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, o que garante renda anual de até R$ 20 mil aos
agricultores. “Ações desse tipo servem como incentivo e dão impulso às ações cooperativistas”, afirma, destacando a parceria com a Prefeitura, Governo do Estado e a Ceplac.
Quem também se disse satisfeito foi o agricultor Erasmo Lúcio de Jesus informando que a distribuição das sementes vai reforçar o plantio de um hectare que fez na sua propriedade. “A chuva ainda está pouca, mas o tempo está mudando. Com o milho e o feijão agora distribuído pela Prefeitura a gente se alegra ainda mais. Vai ter fartura com fé em Deus”, disse.
No Ribeirão Seco, a entrega das sementes foi feita pelo chefe de Gabinete da Seagrima, Valdemir José dos Santos, que representou o secretário Lanns Almeida Filho, e aconteceu durante reunião na Associação de Produtores Rurais. Também estiveram presentes a diretora do Departamento da Agricultura Familiar, Juliana Cattai, a médica veterinária Lanarrose Lopes da Silva, e os técnicos Cleumo Henrique Guimarães (Pardal) e Maciel da Silva Santana, do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, que destacaram a necessidade da contrapartida dos agricultores para que sejam recolhidos cinco quilos de feijão e dois quilos de milho na pós-colheita para repassar à SDR,
visando que mais agricultores familiares sejam beneficiados.