Em visita a Ituberá para conhecer experiências positivas da Coopecom
VF , iTUBERÁ |
01/03/2015 às 14:51
Marcelino Galo durante visita a Coopecom, em Ituberá
Foto: VF
Em visita a Ituberá para conhecer experiências positivas de cooperativas na produção e beneficiamento de peixes, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) defendeu o fortalecimento da Aqüicultura e Piscicultura familiar na Bahia como forma de produção sustentável e inclusão socioeconômica do trabalhador no campo.
Galo conheceu de perto o trabalho desenvolvido pela Cooperativa de Águas Continentais (Coopecon), que envolve 77 cooperados na criação de peixes das espécies Tilápia, Pirarucu e Beijupirá, beneficiando diretamente mais de 300 pessoas de 11 municípios do Baixo Sul do estado.
O beneficiamento do pescado é feito por uma unidade de produção da própria cooperativa, na zona rural entres os municípios de Ituberá e Igrapiúna. A indústria emprega 62 pessoas dos municípios da região e produz 125 kg de peixe por metro cúbico, o que corresponde a 7 toneladas produzidas por dia, mas com capacidade de produção para até 9 toneladas.
No local, o parlamentar petista conheceu toda cadeia produtiva, desde a criação de peixes em tanques até o processo de trabalho produtivo com o beneficiamento do pescado. Das vísceras e da carcaça da tilápia, por exemplo, se extrai óleo para produção de biodiesel e se produz farinha de peixe para ração animal.