Economia

VIABAHIA realiza recapeamento de rodovias com asfalto reciclado

VIABAHIA realiza recapeamento de rodovias com asfalto reciclado e equipamento inédito na Bahia
ascom Via Bahia , Salvador | 07/10/2014 às 10:35
Equipamento inédito
Foto: DIV
Dando continuidade aos serviços de recuperação estrutural do pavimento das rodovias BR-324 e BR-116, agora em sua etapa de conclusão, a VIABAHIA Concessionária de Rodovias S/A realizará a partir das 08h de AMANHÃ (dia 08), a Reciclagem de Pavimento Asfáltico, iniciando no km 603 e que se estenderá até o km 626 da BR-324, entre Salvador e Simões Filho. As obras serão realizadas em etapas ao longo do dia e à noite e este primeiro trecho tem previsão de conclusão em 60 dias. A concessionária pede aos motoristas compreensão para possíveis retenções ao tráfego e que os mesmos contribuam com o fluxo, evitando reduzir demais o tempo de passagem pelos trechos em obras e que não parem para observar o andamento dos serviços.

“O método a ser utilizado nesta etapa de obras consiste na reutilização total ou parcial dos materiais existentes no revestimento e/ou da base das rodovias, no qual os materiais são remisturados no estado em que se encontram após a desagregação com ligantes (parte líquida do asfalto) novos e rejuvenescedores, havendo adição ao produto final de cimento e/ou brita. O princípio básico está em fragmentar, triturar e retirar a camada antiga do pavimento e assim reutilizá-la através da combinação com materiais novos obtendo-se uma camada asfáltica rejuvenescida e de maior durabilidade, com o emprego de modernas máquinas fresadoras-recicladoras ou recicladoras estabilizadoras”, explica o superintendente de engenharia da VIABAHIA, Engº Natal Oliveira.

Para a realização deste serviço, a VIABAHIA irá utilizar uma máquina que tem 80 metros de comprimento e pesa aproximadamente 110 toneladas só em equipamentos. No total trabalham mais de 30 pessoas e tem capacidade para processar até 500 toneladas de material reciclado por hora, inédito na Bahia. “É uma ferramenta a mais que estamos introduzindo nesta fase de obras, seguindo nosso planejamento e minimizando o desconforto aos usuários, uma vez que a máquina realiza a reciclagem de 1,5 a 2,5 quilômetros de asfalto por dia”, explica o diretor superintendente da VIABAHIA, Engº José Navas.

A reciclagem possui uma produtividade elevada e será realizada no período da manhã e da tarde devido a questões técnicas, sendo que a outra etapa complementar de pavimentação, empregando outro material (Concreto Asfáltico Betuminoso a Quente – CBUQ) será realizada em período noturno, de maneira a evitar que as duas frentes de trabalho operem em iguais turnos no mesmo dia, numa busca da VIABAHIA em agilizar a recuperação do pavimento, além de minimizar os impactos aos usuários pelas obras que estarão sendo executadas.

Outro ponto relevante é a redução da extração de materiais na natureza. “A utilização deste método visa a minimizar impactos ambientais decorrentes do emprego das técnicas tradicionais de pavimentação e melhoram a durabilidade do asfalto. As soluções convencionais utilizam grandes quantidades de recursos naturais, como material betuminoso agregado pétreo (areia e brita) e além disto, exige áreas para descarte (bota-fora) do asfalto antigo removido”, explica o coordenador de meio ambiente da VIABAHIA, Jefferson Romano.

As obras terão duração total de dez meses tanto na BR-324 quanto na BR-116 Sul (de outubro de 2014 a agosto de 2015), aproveitando o período de estiagem das chuvas mais intensas. A concessionária reativou uma série de frentes de trabalho, especialmente ao longo do trecho mais urbanizado e com maior fluxo de veículos da rodovia BR-324, entre Salvador e Simões Filho para oferecer condições adequadas ao pavimento das pistas e acostamentos das rodovias, propiciando condições plenas de conforto e segurança aos seus usuários. Nos locais serão instaladas placas de sinalização e viaturas da VIABAHIA estarão a postos ao longo de toda a rodovia para o atendimento necessário.

Confira a seguir algumas vantagens e soluções da reciclagem de pavimento em detrimento à utilização convencional de materiais novos:

a) Conservação de agregados, de ligantes e de energia, ou seja, a reutilização dos agregados do pavimento degradado propicia uma redução na demanda de novos materiais e das respectivas distâncias de transporte (disposição de insumos e descartes dos resíduos). O consumo de energia também pode ser favorecido através de sua redução durante a usinagem da mistura.

b) Preservação do meio ambiente, ou seja, evitar a exploração excessiva de jazidas minerais, evitando assim o acúmulo e/ou geração do passivo ambiental.

c) O material removido, considerado um entulho problemático, sob o ponto de vista ambiental, passa a ser um excelente produto para a reciclagem, sem prejuízo da qualidade final. Assim, a reciclagem permite ao pavimento, antes desgastado, um ciclo de vida maior, além de economizar os recursos naturais da região.

Para registro de atendimento, a concessionária disponibiliza para os usuários das rodovias os telefones 0800-6000-324, para a BR-324, e 0800-6000-116, para a BR-116, que funcionam 24 horas por dia, ininterruptamente. Os serviços de atendimento ao longo do trecho contam com viaturas de inspeção de tráfego, guinchos leves, guinchos pesados, unidades de suporte avançado, unidades de resgate, caminhões-pipa para combate a incêndio e caminhões de apreensão de animais.