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SICM , Camaçari |
07/09/2014 às 20:18
Projeto da JAC no papel
Foto: ILS
A JAC Motors superou o último obstáculo para iniciar a construção de sua fábrica de automóveis na Bahia. É que o conselho de administração do Desenbahia acabou de aprovar o financiamento de R$ 120 milhões para as obras civis de construção da fábrica da JAC Motors, no Polo Industrial de Camaçari. Com geração de 3.500 empregos diretos, a JAC prevê investimentos totais de R$ 1,45 bilhão, faturamento anual estimado de R$ 400 milhões no 1º ano de operação, que passará a R$ 2,4 bilhões a partir do 4º ano de operação.
Metade dos R$ 120 milhões sairá dos cofres do Tesouro Estadual, através do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (FUNDESE), e o restante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Um dos fatores que atrasaram o cronograma de implantação da fábrica foi a inversão no controle societário a JAC Motors do Brasil. A matriz chinesa passou a ser majoritária no empreendimento, com 66% de participação, enquanto o sócio brasileiro, o Grupo Sérgio Habib, passou a ser minoritário, com 33%. Com isso, as garantias financeiras necessárias forma aprovadas pelo Desenbahia/BNDES.
A terraplanagem da área de 6,7 milhões m2 foi concluída no último mês de abril. O projeto executivo da construção já está aprovado, assim como todo o projeto industrial para a fabricação da primeira família de automóveis brasileiros da montadora com sede na China.
A fábrica, que deverá estar pronta em julho de 2015, terá capacidade de produção de 100 mil automóveis/ano, além de 20 mil unidades/ano em sua linha de montagem de caminhões.
Em contrapartida ao investimento chinês, o Estado da Bahia irá oferecer diferimento de alíquota de ICMS, para compra de bens para o ativo fixo; diferimento por 15 anos do ICMS nas importações de veículos acabados, destinados a revenda, nas aquisições e nas importações de matéria prima; e crédito presumido do ICMS por 15 anos, de 98% do 1º ao 6º ano de operação, e de 90% do 7º ao 15º ano.
FORNECEDORES
Enquanto durar as obras de construção civil, a JAC vai tocando, desde dezembro de 2012, a concepção dos modelos de automóveis que serão produzidos na planta industrial da Bahia, já totalmente adaptados ao gosto do consumidor brasileiro.
Desde 2013 que a empresa vem promovendo rodadas de negociações com os fornecedores de autopeças, componentes e serviços para a fábrica que ficará sediada na Via Atlântica (antiga Estrada da Cetrel), no Pólo Industrial de Camaçari.
Oito fornecedores já fecharam acordo com a JAC: o aço será fornecido pela Usiminas; a Valeo entregará os componentes elétricos; a Autolin, os painéis de portas; a Plascar fabricará para-choques; a Weldmatic fornecerá os subconjuntos soldados; a Tudor entrará com as baterias; a Hutschinson fará os acabamentos de borrachas; enquanto a Plilkington será a fabricante de vidros.