Economia

Alemã Styrolution mantém estudos para fábrica do copolímero na BAHIA

VIDE
SICM , cAMAÇARI | 16/08/2014 às 15:04
A empresa alemã Styrolution continua os estudos para investir R$ 200 milhões, em associação com a Braskem, na construção, na Bahia, da primeira fábrica da América do Sul de ABS (copolímero de acrilonitrila butadieno estireno), produto bastante utilizado usado nas indústrias automobilística, de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, principalmente em substituição às resinas menos resistentes.

O diretor da Styrolution, Hans-Jürgen Bister e o gestor de Desenvolvimento de Mercado da Braskem, Marcos Ruediger, apresentaram o projeto ontem (14.08.2014) ao prefeito de Camaçari, Ademar Delgado.

O projeto prevê a implantação da planta de ABS em uma área de 80 mil m2 no Polo Industrial de Camaçari, com capacidade de produção de 100 mil toneladas/ano de resina ABS. A nova planta irá fortalecer a cadeia petroquímica local, gerar 100 empregos diretos e 2 mil postos de trabalho durante a construção da unidade, prevista para 2016.

O começo da operação está programado para 2018. A empresa alemã será acionista majoritária com 70% da companhia e a Braskem deterá os outros 30%. Com a fábrica na Bahia, parte da produção de primeira geração deixará de ser exportada e será convertida em produtos de segunda geração, feitos no próprio Estado.

“A implantação da fábrica vai refletir ainda na balança comercial do Brasil. Hoje, todo o ABS usado pela indústria nacional é importado, vindo principalmente dos países da Ásia”, explica o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.