Economia

400 Agricultores participam da 1ª Semana do Conhecimento Cooperja

Vai de hoje até dia 31
ASCOM COOPERJA , Jacinto Machado | 29/07/2014 às 19:52
Jordannis Hoffmann, um dos coordenadores do encontro
Foto: DIV
Cerca de 400 agricultores são esperados em Jacinto Machado de 29 a 31 de julho, para participar da 1ª Semana do Conhecimento Cooperja. No primeiro dia de evento estiveram presentes 200 pessoas que assistiram as palestras: “Manejo de pragas em arroz irrigado”, com eng.º agrônomo e pesquisador da Epagri de Itajaí, Dr. Eduardo Rodrigues Hickel; “Monitoramento de Resíduos de Agroquímicos nas áreas de arroz irrigado”, com eng.º agrônomo, PhD e pesquisador da Epagri de Itajaí José Alberto Noldin; “Aspectos gerenciais da propriedade rural: O que estou controlando?” e “Nova Legislação Ambiental”, eng.º agrônomo da Epagri de Itajaí Reginaldo Ghellere.

 Na abertura oficial, fizeram parte da mesa, o presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, o vice-prefeito de Jacinto Machado Adelor Emerich, os presidentes dos Sindicatos Rurais de Jacinto Machado, Antônio José Porto e Valdir Barbosa de Oliveira, o pesquisar e chefe da estação da Epagri de Itajaí José Alberto Noldin e o gerente regional da Epagri de Araranguá Marcos Rosso.

 O presidente da Cooperja deu as boas vindas aos participantes e desejou que todos saiam do evento com algum aprendizado. “Esta é a melhor maneira de levar até vocês aquilo de mais moderno existente na cadeia produtiva de arroz”, destacou Zanatta. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jacinto Machado, Valdir Barbosa de Oliveira lembrou uma fala antiga de Zanatta.

 “O Vanir falou em um evento e eu realmente acredito que a moeda do futuro é o conhecimento”, afirmou Barbosa. “Sai da roça muito cedo, então procuro ler bastante sobre agricultura. Antes se colhia 40 sacas de arroz por ha. Hoje, algumas propriedades colhem quase 200 sacas. Isso se dá pelo conhecimento adquirido pelo agricultor”, completou o vice-prefeito.

 Os seminários realizados durante os três dias de evento fazem parte, pela primeira vez, de uma semana exclusiva de repasse de informações para as culturas de arroz, banana e maracujá, respectivamente. “As expectativas para o primeiro dia com foco no arroz foram alcançadas. Palestras ótimas e atuais. Houve boa interação entre palestrantes e plateia. Promotores, apoiadores e patrocinadores também muito satisfatórios”, avaliou o eng.º agrônomo da Cooperja e um dos coordenadores do evento, Jordanis Hoffmann.