.
Para garantir a reestruturação empresarial das panificadoras de Itabuna, a Prefeitura, em parceria com o Sebrae, promoveu na manhã desta sexta-feira, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, o segundo encontro com os proprietários de padarias da cidade. Com o Programa Mão na Massa, as secretarias da Indústria, Comércio e Turismo e da Saúde, por intermédio da Vigilância Sanitária quer que o segmento atenda aos Regulamentos Técnicos de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e de Procedimentos Operacionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O programa visa cumprir tais exigências com a preocupação com a segurança da produção dos alimentos comercializados neste segmento, intensificar o empreendedorismo e planejar o associativismo. Além disso, o Mão na Massa orienta os comerciantes à correta manipulação, preparo, acondicionamento, armazenamento, transporte e exposição à venda dos alimentos no mercado consumidor.
O debate fortaleceu as informações sobre o Programa Mão na Massa e estabeleceu o padrão de funcionamento das padarias e sua adequação à legislação sanitária. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Antônio Carlos Carvalho, a intenção é fomentar a ampliação da qualidade dos produtos consumidos diariamente pelos cidadãos. “A nossa orientação é que os proprietários de padarias participem das reuniões, tirem as dúvidas e adiram o projeto pela sua importância”, disse.
Já para o gestor do Sebrae Eduardo Andrade explica que se todos os proprietários de padarias da cidade aderirem ao Programa Mão na Massa, Itabuna será a 1º cidade do país onde todas as panificadoras terão o Selo de Qualidade de Boas Praticas de Fabricação. “À medida que nos reunimos com esses empresários a orientação é direcionada para o aperfeiçoamento e segurança alimentar da população”, destaca.
As empresas que ficarem de fora do programa ou que não se ajustarem às exigências poderão até ter o estabelecimento interditado por descumprimento da regulamentação da ANVISA. “Com a participação no programa todas as padarias terão o Alvará de Funcionamento e a adequação ao padrão de produção e comercialização”, completa o coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária.
Para o empresário Gilmar Cerqueira participar das reuniões é fundamental para a percepção da benfeitoria que o Programa Mão na Massa traz ao setor. “Muitas padarias estão aperfeiçoando seus serviços e melhorando a qualidade dos alimentos produzidos e vendidos ao consumidor, assim é nítido que a iniciativa é satisfatória”, ressalva. Pelo menos 12 padarias já participam diretamente do Programa Mão na Massa e a Prefeitura deseja ampliar esse número para os 84 estabelecimentos existentes na cidade.
________________