Economia

Bahia Marina comemora 15 anos de olho no futuro e novos investimentos

Vide
ABC ,  Salvador | 02/06/2014 às 14:57
Bahia Marina está consolidada
Foto: Terso Figuera

A Bahia Marina comemora seus 15 anos de atividades na próxima quinta- feira (05/06) com um coquetel para convidados, exposição de fotografias e a edição de um jornal direcionado ao público infantil, o “Marina Ambiental Kids”. O jornal, que será distribuído nas escolas públicas das comunidades do entorno e também para os filhos dos clientes e colaboradores da Marina, aborda de forma lúdica as riquezas da flora e fauna da Baía de Todos os Santos e a importância de sua preservação. 

Ainda no contexto das comemorações de seus 15 anos, a Bahia Marina estimulou, através das redes sociais, o compartilhamento de fotos no espaço, com a hashtag #bahiamarina15anos. As melhores imagens serão selecionadas e expostas ao público, junto com as fotos que contam a história da Marina, e os seus autores ganharão um brinde. Também está veiculando um outdoor com o mote “15 anos de beleza e proteção” alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre no dia 05 de junho. 

O Cartão Postal


A Bahia Marina foi inaugurada em 1999, em um espaço degradado da cidade e, então, consolidou-se como primeiro empreendimento de grande porte a ser construído no contexto de revitalização da cidade baixa, reconhecida pela opinião pública como uma das mais valiosas contribuições para a requalificação da área do Comércio. O objetivo era atender a crescente demanda de navegadores, que não contavam com vagas suficientes em Salvador para atracação de embarcações. A iniciativa do empresário Reynaldo Loureiro foi destaque no Prêmio Ademi, o que resultou na conquista do troféu de Empreendimento do Ano em 1998. E em 2003, destaque nacional com o Prêmio Náutica de Melhor Marina do Brasil, promovido pela Revista Náutica. 

O centro náutico e de lazer, concebido à semelhança da marina Bayside de Miami, logo se tornou um dos pontos turísticos de Salvador e a Bahia Marina passou a ser reconhecida como um dos cartões postais da cidade, em função da beleza do cenário, do pôr- do- sol inigualável e, mais tarde, pela sua rica gastronomia. No quesito entretenimento, fez história com shows memoráveis como o do tenor italiano Luciano Pavarotti, com a participação de Gal Costa e Maria Bethânia, em 2000, e, anos depois, de outros grandes espetáculos como os shows de Roberto Carlos Sandy & Júnior e também de bandas baianas no Bonfim Light, evento alternativo da festa do Bonfim e no Réveillon.

No desenvolvimento dos esportes náuticos, a Bahia Marina apoiou várias regatas, dentre elas a Aratu-Maragogipe e recebeu em 2008 o “Rallye Les Ilhes Du Soleil”, uma das mais famosas regatas do mundo, além de realizar cinco rallys náuticos em parceria com o Yacht Clube, o próximo já agendado para 20 de setembro deste ano. Também recebeu grandes navegadores de passagem por Salvador, como Amyr Klink, Aleixo Belov, Lars Grael e a família Schürmann, na sua parada na cidade durante a badalada volta ao mundo.

Evoluindo com a cidade

 

A primeira etapa da construção da Bahia Marina disponibilizou para os usuários de barcos e lanchas 600 vagas, sendo 400 em água e 200 em terra, com o que atendeu por alguns anos a crescente demanda de navegadores por espaços de atracação. Com o crescimento da área náutica e a falta de investimentos no setor, tornou-se imprescindível a ampliação do quebra-mar, conforme já previsto no projeto inicial da Bahia Marina; obras iniciadas em janeiro de 2013, após mais de uma década de estudos de impacto ambiental, pesquisas arqueológicas e estudos técnicos e o licenciamento dos órgãos públicos federais e municipais. 

As obras de complementação do quebra-mar tem o objetivo de ampliar a oferta de vagas para mais 200 embarcações e oferecer maior segurança aos barcos, com a diminuição do impacto das ondas sobre a bacia de atracação. E também fortalecer o seu potencial turístico, qualificando a Bahia Marina no padrão internacional.  

Preocupação com meio ambiente

O plantio de 170 mudas, hoje árvores crescidas, da espécie conhecida como “brinco de macaco”, sobre as pedras do quebra-mar, é um dos diferenciais da Bahia Marina e uma das muitas ações realizadas para preservação do meio ambiente. O projeto da paisagista Lícia Loureiro, quebra a aridez das pedras e promove mais beleza à marina.