Economia

CASAS BAHIA completa cinco anos na Bahia com 37 lojas no estado

No Nordeste já somam 56 lojas com mais 2.500 colaboradores apenas na Bahia
Comunicativa , Salvador | 21/05/2014 às 15:56
A Casas Bahia completa cinco anos no Nordeste com números expressivos. São 66 lojas distribuídas nos estados da Bahia, Sergipe (03), Pernambuco (06), Ceará (09), Paraíba (02), Alagoas (03) e Rio Grande do Norte (06). Só na Bahia estão concentradas 37 lojas, demonstrando um forte ritmo de expansão neste período, abrindo em média, mais de uma loja por mês nestes últimos 60 meses. São mais de 10 lojas conceitos no estado e 35 no Nordeste, contemplando mais de 2.500 empregados em toda região.
 
A Casas Bahia iniciou sua ampliação para região abrindo as quatro primeiras filiais da rede na cidade de Salvador, em abril de 2009. Atualmente já são 21 lojas somente na capital. Em 2013, foram abertas 8 lojas no Nordeste e, em 2014, já são 04 novas unidades.
 
Mantendo as características que consagram a Casas Bahia como uma das marcas mais lembradas pelo consumidor brasileiro, o processo de interiorização do grupo no estado aconteceu a partir de uma análise criteriosa sobre o desenvolvimento sócioeconômico da Bahia, que se dá através das cidades-pólo. O interior da Bahia abriga atualmente 40% das lojas no estado, com 16 filiais em cidades como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Santo Antonio de Jesus, Jequié, Porto Seguro, Alagoinhas e Eunápolis, além de Teixeira de Freitas, Camaçari, Candeias e Lauro de Freitas. Um caso interessante é o de Feira de Santana, segunda maior cidade do estado e maior entreposto rodoviário do Norte e Nordeste. A cidade tem três filiais e já garante ao grupo uma expressiva presença de mercado.
 
A Casas Bahia é a quarta maior empregadora do país, com mais de 60 mil colaboradores, sendo 1.400 na Bahia. Com um novo conceito, 35 do total de lojas são mais modernas, com ambientes setorizados, climatizadas e apelo para o que há de mais moderno em tecnologia. A expansão na região continua e ainda há oportunidades em diversas regiões tanto nos grandes centros como no interior.
 
Em termos de faturamento, a Bahia é hoje o estado mais importante, representando pouco mais de 50% do faturamento da empresa na região. Em termos de consumo, a região Nordeste vem figurando entre os três maiores tickets médio, nos últimos 06 meses. É uma região onde o consumidor está em busca de produtos de maior valor agregado e que trazem mais benefícios. Esta compra é viabilizada pelas inúmeras formas de financiamento, especialmente o Carnê Casas Bahia e os cartões de crédito, com destaque para o próprio cartão Casas Bahia.
“Em 2014 esperamos abrir, pelo menos, 12 novas lojas na região Nordeste, mantendo o ritmo expansionista na região. Atualmente, estamos olhando as oportunidades em capitais ainda não consolidadas em termos de capilarização de lojas, mas cidades de grande porte no interior (acima de 100mil habitantes) estão sendo visitadas para ampliar os nossos conhecimentos e, assim, gerar uma avaliação mais precisa de potencial para a instalação de uma loja Casas Bahia”, explica Jorge Herzog, vice-presidente da Via Varejo. “Até 2016, mais de 45 lojas serão inauguradas no Nordeste, com previsão ainda de abrir as primeiras lojas no Piauí e no Maranhão”, completa.
 
A marca Casas Bahia acabou de ser avaliada em US$ 420 milhões e é considerada a 6ª marca de varejo mais valiosa da América Latina e a 2ª do Brasil, segundo ranking “Best Retail Brands”, divulgado pela consultoria Interbrand. O valor é 10% superior à avaliação de 2013.
 
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO EM CAMAÇARI

Um ano e meio após sua chegada ao estado da Bahia, a Casas Bahia inaugurou o primeiro Centro de Distribuição (CD) próprio da empresa no Nordeste. Instalado na região metropolitana de Salvador, o depósito de Camaçari recebeu investimentos da ordem de R$ 58 milhões e gerou, aproximadamente, 400 novos empregos.
 
O depósito foi criado para abastecer as filiais de todo o estado da Bahia, dando um suporte logístico à expansão da rede pelo Nordeste. São 64 mil m² de área total e capacidade de armazenagem de 590 mil m³. A frota tem um total de 150 veículos pesados com capacidade diária para realizar seis mil entregas.
 
O Centro de Distribuição de Camaçari é o oitavo da rede no país e responde pelo abastecimento das lojas e pela entrega dos produtos nas casas dos clientes. Um dos diferenciais da Casas Bahia, e que foi mantido no CD de Camaçari é a utilização de frota e mão-de-obra próprias, que permitem à empresa manter o padrão de qualidade e o controle absoluto de todo o processo logístico da rede.
 
Além do CD de Camaçari, existem em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza (CE) e os recém-inaugurados, Entrepostos de Recife (PE), Natal (RN) e Aracajú (SE).