vide
SECIS , Salvador |
19/05/2014 às 09:33
Participação da comunidade classe média alta
Foto: SECIS
Mais de 69 mil embalagens de plástico rígido foram trocadas por garrafas de Guaraná Antarctica durante a ação "Reciclagem Premiada", realizada através de parceria entre Ambev, Braskem e Secretaria Cidade Sustentável (SECIS), em comemoração ao Dia Internacional da Reciclagem, celebrado no último sábado (17). Mesmo debaixo de chuva, centenas de pessoas foram ao Parque da Cidade neste final de semana, e ajudaram Salvador a ganhar um Ponto de Entrega Voluntária (PEV).
A ação previa uma premiação em dobro para os soteropolitanos. Cada pessoa que levou 15 embalagens de plástico rígido, a exemplo de garrafas PET, potes ou frascos, ganhou em troca um Guaraná Antarctica de 2 litros. E caso a arrecadação total atingisse o total de 15 mil embalagens a cidade ganharia um Ponto de Entrega Voluntário (PEV), meta que foi alcançada logo no primeiro dia de ação (16).
"O resultado da ação ‘Reciclagem Premiada’ é uma clara demonstração de que a população de Salvador pode ser motivada para atividades de sustentabilidade onde os benefícios são coletivos. O Parque da Cidade, que será requalificado, passará a contar com um maravilhoso equipamento, o PEV, onde todos poderão dar continuidade a esta ação de separação de resíduos para a coleta seletiva, contribuindo ainda mais com a beleza de Salvador", afirmou André Fraga, Titular da Secretaria Cidade Sustentável (SECIS).
Para Emmanuel Lacerda, gerente de Relações Institucionais da Braskem Bahia, iniciativas como essa contribuem para despertar e fortalecer a importância da reciclagem e do reaproveitamento do plástico. “Incentivar ações socioeducativas[RBE1] e ambientais é uma premissa constante da Braskem. Por isso participamos dessa ação no Dia Internacional da Reciclagem, através do nosso programa ser+ realizador que já apoia 100 cooperados em Salvador e Camaçari. A Ambev está vindo para reforçar o nosso time que já conta com outras instituições como Sebrae e Bunge.”, esclarece Lacerda.
"Estamos muitos felizes com o resultado obtido nesses três dias de ação. A preservação do meio ambiente é um dos principais compromissos da Ambev. Essa não é uma iniciativa pontual, ela deixará um legado para a cidade por meio da construção do PEV. Estamos chamando a atenção para a importância da reciclagem e acreditamos que as pessoas continuarão separando seus resíduos e levando até o PEV que será instalado", comenta Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev.
No balanço final, a ação “Reciclagem Premiada” apresenta um resultado extremamente positivo que supera as expectativas da organização. Ao todo, a população levou para casa 4.611 garrafas de Guaraná Antarctica de 2 litros, e a cidade do Salvador fica mais limpa com 69.165 embalagens plásticas corretamente destinadas para cooperativas de reciclagem.
Grafite nos equipamentos infantis
Durante o primeiro dia (16) da ação "Reciclagem Premiada", os equipamentos infantis instalados no Parque da Cidade foram 'reciclados' pelos artistas do Museu de Street Arte de Salvador (MUSAS), que usaram a técnica do grafite. Com cores alegres e lindos desenhos, os equipamentos agora atraem a atenção dos frequentadores do Parque da Cidade.
O MUSAS desenvolve um trabalho voltado para a arte na Comunidade do Solar, próximo à Av. Contorno. A ação desenvolvida no Parque, a convite da Secretaria Cidade Sustentável, integra o "Projeto MUSAS Pólen", que pretende expandir a atuação da instituição para outros ambientes.
Tributo a Bob Marley
Além de participar da “Reciclagem Premiada”, quem foi ao Parque da Cidade neste domingo (18), pode conferir o ''Bahia Reggae Soul Festival'', um tributo a Bob Marley, apresentado por Ben Yose e mais 12 atrações. Foram 6 horas ao som do melhor do Reggae.