VIDE
Daniel Pinto , Irecê |
03/05/2014 às 00:29
Expo de Irecê
Foto: Sertão Baiano
A 16ª Exposição Agropecuária da Região de Irecê (EXPOAGRI), que acontece no Parque de Exposições de Irecê, norte do Estado, teve início no dia 1º de maio, com recepção de animais e visitação aos stands dos expositores. Entretanto, a abertura oficial da EXPOAGRI aconteceu nesta sexta-feira (2), durante inauguração do Centro de Eventos Deputado Manoel Novais, espaço que foi patrocinado e será gerido pela Codevasf. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê (SINPRI), Zé Carlos, um dos organizadores da exposição, fez as honras da casa e ressaltou a importância das políticas públicas para fortalecimento do agronegócio e da Agricultura Familiar.
Em seguida, enalteceu a presença de um “filho da terra” no posto de comando de uma companhia federal. “Aqui, nós batemos palma e somos amigos daqueles que trabalham pelo desenvolvimento da nossa região. A bandeira partidária fica do lado de fora do portão. Por isso, para nós, sertanejos, é um orgulho ter Elmo Vaz como presidente da Codevasf”, observou Zé Carlos, que completou: “em outras regiões quem realiza as exposições agropecuárias são as prefeituras. Mas, aqui, graças a Deus, a EXPOAGRI é feita pelo povo e a sociedade organizada”.
O vice-presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê, Cafu Barreto - que falou em nome dos prefeitos da região - lembrou da importância de garantir o fortalecimento do homem do campo e fez questão de agradecer os esforços do Estado e Governo Federal para o desenvolvimento do semiárido. Também marcaram presença na abertura oficial o presidente da APRIR, José Renato Costa; o secretário estadual de Relações Institucionais do Governo do Estado, Cícero Monteiro; além de representantes do SEBRAE, CDL, Banco do Brasil, Caixa Econômica e deputados federais e estaduais de diferentes legendas.
A programação da 16ª EXPOAGRI segue até domingo, 4 de maio, com pesagens e exames de caprinos e ovinos, premiações, leilão, entrega de máquinas e equipamentos, seminários e apresentações de artistas locais.