Vide
Antonio Luis Diniz , Salvador |
02/04/2014 às 17:03
Polpa para sucos, temperos, extrato de tomate, frutas desidratadas, compotas de doces e outros produtos da CooperFeira Novo Sabor já estão disponíveis para comercialização na primeira cooperativa de feirantes de São Joaquim, a principal feira popular de Salvador. O lançamento deste novo empreendimento solidário foi muito comemorado pelos participantes do projeto “É dia de Feira Solidária”, executado pela Avante – Educação e Mobilização Social com apoio financeiro da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A CooperFeira Novo Sabor tem 16 associados, mas vai gerar emprego e renda para 70 pessoas. O projeto “É dia de Feira Solidária” tem como base os princípios da economia solidária e recebeu investimentos da ordem de R$1milhão. A formação deste grupo produtivo começou em agosto do ano passado pela Avante, uma das organizações sociais selecionadas pela Setre por meio do Edital 08/2012.
Recursos - O secretário Nilton Vasconcelos lembrou, durante a solenidade de inauguração, que por meio desse mesmo edital, a Setre faz um investimento de R$ 7 milhões atendendo também a projetos de reciclagem da Pracatum (que trabalha com reciclagem de óleo de cozinha); a Fábrica Cultural (que trabalha com material de informática); o Pangea (reciclagem de resíduos sólidos), o Instituto de Cooperação Belgo-Brasileira para o Desenvolvimento Social – Feira de Santana, Santo Amaro e Saubara / Disopbrasil (reciclagem de resíduos sólidos) e a Cama (que trabalha com garrafas pet e latinhas). Em relação à CooperFeira Novo Sabor, o secretário destacou que a Feira de São Joaquim é uma vitrine de Salvador e que essa ação irá colaborar com o projeto de modernização daquele espaço popular.
“Com este projeto É dia de Feira Solidária estamos valorizando também uma tradição da cidade. A Feira de São Joaquim tem um valor cultural muito importante e estamos, ainda, apoiando todo o pessoal que aqui trabalha e gerando renda para todos os envolvidos na cooperativa e melhorando a vida de muitas famílias”, justifica.
Das toneladas de alimentos e resíduos sólidos que são desperdiçados por semana na Feira de São Joaquim, a CooperFeira Novo Sabor vai reaproveitar um total de 150 kg por semana. Segundo Fabiane Brazileiro, coordenadora do projeto, foi feito um trabalho de conscientização junto aos feirantes para estocar todo o material descartável em recipientes doados pela própria cooperativa e, no final de cada dia, um cooperado vai passar nas barracas para recolher esses alimentos, “que não servem para o cliente, mas serão transformados em novos produtos para comercialização”, destaca.