vide
Canal Cooperativo , da redação em Salvador |
24/03/2014 às 13:22
Sicredi
Foto:
Com o objetivo de promover o cooperativismo de crédito e novas experiências cooperativistas, o Sicredi promove a participação de associados e colaboradores em programas internacionais a fim de formar novos líderes para o Sistema. Foi o que aconteceu com o colaborador Rafael Vasconcelos Menezes, coordenador de Operações de Cobrança e Convênios do Banco Cooperativo Sicredi. Ele foi o primeiro brasileiro a concluir o programa de capacitação para líderes e gestores na escola Southwest CUNA (Credit Union National Association – Associação Nacional das Cooperativas de Crédito) Management School, no Texas, nos Estados Unidos.
Foram três anos de curso, com aulas presenciais durante duas semanas por ano. A capacitação abordou diversas áreas focadas no cooperativismo, que foram desde gestão até marketing. Segundo Rafael, depois das aulas presenciais, o aluno tinha que seguir um cronograma, enviando trabalhos aos professores.
Para o colaborador, a experiência foi muito valiosa. “A troca de experiências com o pessoal do curso e entender como funciona o cooperativismo nos Estados Unidos foi muito interessante. Nós, aqui do Sicredi, somos um Sistema de cooperativas. Para os americanos, isso é uma novidade, pois eles até já tentaram trabalhar como sistema, mas o processo não foi pra frente. Então, a nossa cultura de cooperativismo para eles é muito interessante. Ao longo desses três anos, expliquei como funciona o nosso modelo de cooperativismo de crédito no Brasil”, explica o colaborador.
Para participar deste curso no Texas, a pessoa precisa estar ligada a uma cooperativa e, caso deixe de trabalhar na mesma ou deixe o sistema cooperativista, ela não poderá concluir o curso. De acordo com o colaborador Rafael, durante o curso, o aluno elabora um planejamento estratégico para a cooperativa que trabalha. “O Sicredi já tem seu planejamento, mas eu fiz um planejamento para o Sicredi e, no último ano, apresentei esse planejamento como um trabalho de conclusão que você apresenta para uma banca, como se fosse uma reunião de negócios para gestores de cooperativas, como se você estivesse vendendo este planejamento para eles aprovarem no final. É um modelo um pouco diferente de conclusão de curso”, completa.
Rafael concluiu o curso no mês de julho do ano passado, com a certeza de que ele aprendeu muito com os outros colegas e que deixou também conhecimento para toda a turma. “Na própria formatura, os professores enalteceram o fato de haver um brasileiro se formando e por ser o primeiro. Eles valorizaram muito a minha participação e por eu ter contribuído de alguma forma com o crescimento do curso”, finaliza o colaborador do Sicredi.