Economia

Paraíba: Frutiaçu quer aumentar rentabilidade com venda polpa frutas

Com informações do Portal Paraiba Cooperativo
Portal Cooperativo , Paraíba | 16/03/2014 às 20:15
A Cooperativa fica na Zona Rural do Município de Rio Tinto
Foto: DIV
Localizada na zona rural do município de Rio Tinto, a Cooperativa Agroindustrial de Piabuçu (Frutiaçu) produz polpas de frutas destinadas à merenda das escolas da região. Mas para se consolidar, a Frutiaçu precisa entrar também no mercado local, onde a venda de polpa de frutas como o abacaxi oferece uma rentabilidade até cinco vezes maior que o comércio in natura. Alternativas para atender a esta e outras demandas foram discutidas, ontem (10), durante uma visita de dirigentes e técnicos do Sistema OCB/PB à cooperativa. 

Participaram da reunião: o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli; o superintendente do Sistema, Pedro D’Albuquerque; o diretor da Frutiaçu, Benedito Tavares; a estagiária da OCB/PB, Aretha Nascimento Santana; além de outros cooperados. Segundo Benedito Tavares, que é diretor da Frutiaçu, um dos principais entraves para a comercialização dos produtos da cooperativa é a aquisição de embalagens. 

“Nós temos o maquinário para produção, rótulo, os selos de inspeção necessários e já emitimos nota fiscal. Só falta a embalagem, que é muito cara”, comentou. O dirigente da cooperativa também lembrou que é necessária uma maior mobilização dos 28 cooperados para que a cooperativa encontre seu lugar no mercado. 

Uma das alternativas apresentadas pelo Sistema OOCB/PB foi a captação de recursos para compra de embalagens e outros reparos na estrutura da cooperativa, através de um projeto que será elaborado em conjunto com a Gerência de Desenvolvimento do Sescoop/PB. O projeto deve ser enviado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que está com chamada pública aberta até 31 de março. 

“Além disso, é preciso que haja uma sensibilização dos cooperados para buscar a sustentabilidade da cooperativa. Os cooperados têm que se unir para o negócio ter sucesso. E o Sistema OCB/PB está à disposição da cooperativa para ajudar neste processo de sensibilização com a realização de palestras e outras ações”, afirmou o presidente do Sistema, André Pacelli. 

Após a reunião, os dirigentes e técnicos do Sistema OCB/PB puderam conhecer de perto as áreas de cultivo das frutas produzidas pelos cooperados da Frutiaçu. 

Potencial da fruticultura 

Abacaxi, maracujá, mangaba, goiaba, caju e graviola são algumas das frutas processadas pela Frutiaçu. O valor agregado à produção é alto. De acordo com Benedito Tavares, mil quilos de abacaxi in natura custam o equivalente a R$ 400, mas se eles podem ser transformados em cerca de 500 kg de polpa, que seriam vendidos a R$ 2 mil. “O valor cinco vezes maior. É uma atividade que tem tudo para dar certo”, afirma. 

Para incrementar a renda dos cooperados, outra alternativa que está sendo estudada é a produção de doces. “Nós temos uma doceira e algumas outras mulheres que podem criar uma associação para produzir estes doces. A associação seria sócia da cooperativa, que comercializaria o produto”, revelou Benedito Tavares