vide
Decom , Camaçari |
10/02/2014 às 14:35
Secretário de Saúde de Camaçari, Vital Sampaio
Foto: Marcelo Serrão
O secretário municipal de Saúde, Vital Sampaio, garante que as mudanças que estão acontecendo atualmente no sistema público de saúde, inclusive com a troca da Coopersaúde pela FESF-SUS (Fundação Estatal em Saúde da Família), que tem como curador o Ministério Público, visam, acima de tudo, proporcionar melhorias na qualidade do atendimento.
Pequenos ajustes estão sendo feitos e, no máximo em 15 dias, o atendimento será integralmente normalizado. De acordo com o secretário Vital Sampaio, novos médicos já foram contratados pela Fundação. “Mais de 90% das unidades de saúde da orla e 70% da sede já estão com o funcionamento regularizado”.
Para se ter ideia da probabilidade de uma sensível melhoria na qualidade do atendimento, a Coopersaúde apenas fazia a intermediação da mão de obra médica, com uma equipe de 75 médicos, enquanto a Fundação garante 169 profissionais de saúde, incluindo não apenas médicos mas também odontólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Aliança, na sede, o atendimento noturno já foi regularizado. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) estão com o atendimento normalizado e não sofrem solução de continuidade.
O convênio com a FESF-SUS possibilita ainda que, caso haja necessidade, a Prefeitura amplie o leque de especialidades médicas na rede pública de saúde. Também prevê qualificação frequente dos profissionais e plano de meta.