Segundo o engenheiro agrônomo da Cooperja e coordenador do evento, Jordanis Hoffmann, um dos objetivos é satisfazer os associados e suas famílias.
Ascom Cooperja , Jacinto Machado |
06/02/2014 às 13:01
Evento deverá reunir mais de 2.000 pessoas
Foto: DIV
A 10ª edição do CDC – Campo Demonstrativo Cooperja está próxima. O evento acontecerá nos dias 12 e 13 de fevereiro, em Jacinto Machado. Todos os agricultores estão convidados a participar deste, que é um dos maiores eventos do setor de toda a região. Mais de 2 mil pessoas estão sendo esperadas.
No dia 12 o foco será as culturas de maracujá, banana, milho e soja e, no dia 13 foco na cultura do arroz. No segundo dia acontece ainda a solenidade de abertura, com presença de autoridades, locais, regionais e estaduais. Durante todo o evento será possível ainda, conhecer as tendências e novidades em pastagens, exposição de animais, projetos de irrigação e, plantas bioativas. Também haverá exposição de máquinas e implementos agrícolas, almoço, brincadeiras para as crianças, sorteio de brindes e show com Beto Pires.
Para o presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, esta edição será especial. “Há dez anos começamos um projeto de mostrar novas tecnologias aos associados e agricultores de nossa região na cultura do arroz. Hoje, apresentamos muitas possibilidades, de conhecimento, troca de informações, novas culturas, além da confraternização entre amigos. Preparamos nosso campo para o jogo. Quem faz a bola rolar são nossos colaboradores, visitantes e fornecedores. Queremos difundir o melhor e, da melhor maneira possível. Com certeza todos ganharão o dia participando do CDC 2014. Façam parte deste time de ganhadores”, afirma o presidente.
Segundo o engenheiro agrônomo da Cooperja e coordenador do evento, Jordanis Hoffmann, um dos objetivos é satisfazer os associados e suas famílias. “De maneira geral, percorrendo o CDC, é possível encontrar informações e muita tecnologias. Quando visitamos estes agricultores podemos perceber visualmente, ou por meio de depoimento, que as informações adquiridas e a implantação de tecnologias captadas no evento, é uma forma de alavancar a renda familiar, inclusive com qualidade de vida para toda a sua família”, destaca Hoffmann.
Nesta edição foram incluídas muitas novidades. Na parte do arroz, a Epagri conversará sobre variedades já tradicionalmente cultivadas e, também novas cultivares. Na parte de insumos, empresas devem fazer lançamentos para diversas culturas. Na horticultura e fruticultura, conhecidos como HF, algo que a Cooperja está fomentando, poderão ser vistas a irrigação, aliada a fertirrigação. Nas culturas do milho e soja, haverão materiais com biotecnologia, algo que sempre está evoluindo.
A exposição de animais também é algo novo, pois a atividade pecuária ganha corpo na região, inclusive como auxilio na diversificação da propriedade. “Continuando neste tema de diversificação, haverá apresentação de plantas com propriedades nutracêuticas, bioativas, bem como do horto de plantas medicinais. Com certeza novidades na parte de exposição de máquinas e implementos agrícolas. Todos que lá passarem, na 10ª edição do Campo Demonstrativo Cooperja, poderão inclusive, perceber a importância que este evento tem para a Cooperja, pois investimentos na infraestrutura são feitos ano após ano. Enfim, trazer novidades é um dos lemas do CDC”, destaca o coordenador.
Retrospectiva:
Em 2004, a direção da Cooperja sugeriu que a fosse criado um evento para servir como ligação direta entre as novidades, modernidades e evoluções do setor agrícola, seus criadores, desenvolvedores e, os agricultores. Sabia-se da importância de tal evento, mas ao longo das edições, o Campo Demonstrativo Cooperja, conhecido como CDC, foi ganhando novas proporções. Aumentou a participação das empresas; o incremento de publico, ano após ano; a divulgação e; principalmente o retorno por parte dos visitantes.
Assim, foi possível perceber que é um evento necessário e que auxilia e agiliza o contato e a decisão do produtor em investir nas mais variadas tecnologias e insumos, afim de melhorar seus resultados.
A Cooperja, com a realização do CDC, está na linha de frente, de empresas realmente preocupadas, não apenas na realização da parte comercial e venda de insumos puramente, mas sim, na orientação técnica de qualidade, até porque o evento tem este objetivo, repassar ao empresario rural orientação técnica de qualidade.
Além disso, reforça a parceria com as empresas fornecedoras de insumos e que desenvolvem pesquisa na área agrícola. Estas, por sua vez, tem uma oportunidade a mais de se aproximar de quem realmente utiliza seus produtos e adota as tecnologias desenvolvidas através de pesquisas.