Economia

MARKETING chega às pequenas cooperativas baianas, por OHARA GRECE

O marketing é uma ferramenta essencial para o crescimento das cooperativas
Ohara Grece , da redação em Salvador | 29/10/2013 às 10:09
Cooperativa de derivados de couro do Tracupá na Feira do Empreendedor
Foto: BJÁ
   Visitando a Feira do Empreendedor SEBRAE no Centro de Convenções da Bahia tive uma grata surpresa ao deparar-me com um estande da cooperativa  de Tracupá, distrito de Tucano, realizando bons negócis. Isso significa que as pequenas e médias cooperativas estão se organizando melhor e descobrindo uma ferramenta essencial aos seus empreendimentos visando crescimento e expansão de seus negócios, que é o marketing. 

   Trata-se de um plano de marketing compacto e objetivo, com o assessoramento e apoio do Sebrae que ajuda e muito nessa perspectiva, com uma estratégia de divulgação e venda dos produtos definida, um instrumento de gestão que orienta na tomada de decisões.

   Evidente que as cooperativas menores que atuam no segmento da agricultura familiar e aquelas que operam com materiais recicláveis têm grandes dificuldades em se firmarem nos seus mercados e quando conseguem, caso, por exemplo, da Cooperativa de Caculé que completa 6 anos, não têm uma perspectiva de crescimento porque falta-lhes chão, organização, pernas próprias para poderem crescer e atuarem em novos mercados. 

   Daí a importância do plano de marketing, não precisa ser um planejamento estratégico denso porque isso fica reservado para as grandes cooperativas e outros, mas, algo bem objetivo, claro e definido capaz de ser compreendido e absorvido pelos associados.

   O presidente Erisvaldo Alves de Souza da Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), em Ilhéus, define esse novo momento, em que se preparam para expandir sua ação no mercado baiano. “Nós já atendemos ao governo fornecendo derivados de cacau, como o achocolatado em pó, mas queremos conquistar, a partir de 2014, também o mercado varejista”, afirma o presidente.
 
    Subsidiado pelo Programa Vida Melhor Rural, parceria do Sebrae e governo do estado, o plano de marketing está inserido em uma ação mais ampla. A iniciativa inclui ainda um plano de negócios, que foi finalizado em abril deste ano, contendo uma análise estratégica do negócio e formas de atuação. 

    “Essa ferramenta permitirá o avanço por meio das adequações exigidas pela lei e pelo mercado”, destaca o técnico do Sebrae em Ilhéus, Eduardo Andrade. Os consultores da instituição que acompanham a cooperativa nesse processo, Nádson Sales e Ricardo Souza, destacam que, para implementar as ações de marketing a partir de 2014, a cooperativa vai contratar um coordenador comercial, reformular as embalagens e cuidar da  propaganda. “Com assessoria de 24 meses, o objetivo de nosso trabalho é fazer com que a cooperativa possa aproveitar da melhor maneira os benefícios do programa”, completa Nádson Sales. 

   Modelo bem-sucedido de cooperativismo, a Coofasulba, fundada em fevereiro de 2004, tem 22 cooperados e beneficia diretamente 220 famílias. Com 20 funcionários e uma capacidade de produção de 30 toneladas por mês de achocolatados, fubá de milho e polpa de frutas, a agroindústria atende atualmente ao mercado governamental abastecendo escolas e lojas da Cesta do Povo, por meio da Companhia Nacional de abastecimento (Conab), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

   Este é apenas um exemplo do que pode ser feito com outras cooperativas na Bahia, estado que ainda não tem um sistema cooperativista forte, mas, que está avançando e organizando novas cooperativas aproveitando a oportunidade da Copa do Mundo 2014, e que já conta com uma lei para o segmento e aporte e ajuda do Sebrae em organização, melhoria de gestão e assim por diante. 

   O Sescoop Bahia também  também presta uma grande ajuga para aquelas cooperativas que estão começando uma vez que seu o objetivo é promover o desenvolvimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável, oferecendo diversos serviços que englobam formação e qualificação profissional, organização e promoção social, além de monitorar o desenvolvimento das cooperativas.

   O marketing, nos dias atuais, é uma ferramenta mais do que nunca essencial para as cooperativas diante desse mercado cada vez mais competitivo, aberto, globalizado. É hora de  pensar grande, pensar alto e tentar colocar produtos em qualquer parte do planeta. Para isso, hoje, existem as empresas de logística, a internet e as rotas de comercialização já estabelecidas em todo mundo. Tudo, óbvio, com um plano de marketing.