Com informações da Agência Sebrae
Ag Sebrae , da redação em Salvador |
15/10/2013 às 21:14
Coofasulba e seus produtos agora com suporte de marketing
Foto: DIV
Otimismo e entusiasmo, mas com foco em resultados. É assim que os associados da Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), em Ilhéus, definem esse novo momento, em que se preparam para expandir sua ação no mercado baiano. “Nós já atendemos ao governo fornecendo derivados de cacau, como o achocolatado em pó, mas queremos conquistar, a partir de 2014, também o mercado varejista”, afirma o presidente Erisvaldo Alves de Souza.
Para alcançar o objetivo de participar de 10% do mercado privado do sul, extremo sul e sudoeste da Bahia, a Coofasulba terá suas ações norteadas por uma importante ferramenta de trabalho: um plano de marketing, que definirá a melhor estratégia para divulgação e venda dos produtos. O plano foi apresentado por consultores do Sebrae na manhã desta segunda-feira (14), na sede da cooperativa.
“Será um instrumento de gestão decisivo para nós. Nosso sistema não tinha pernas, mas agora poderemos dar passos mais largos e seguros em direção ao futuro”, comemora Erisvaldo Alves. Subsidiado pelo Programa Vida Melhor Rural, parceria do Sebrae e governo do estado, o plano de marketing está inserido em uma ação mais ampla. A iniciativa inclui ainda um plano de negócios, que foi finalizado em abril deste ano, contendo uma análise estratégica do negócio e formas de atuação.
“Essa ferramenta permitirá o avanço por meio das adequações exigidas pela lei e pelo mercado”, destaca o técnico do Sebrae em Ilhéus, Eduardo Andrade. Os consultores da instituição que acompanham a cooperativa nesse processo, Nádson Sales e Ricardo Souza, destacam que, para implementar as ações de marketing a partir de 2014, a cooperativa vai contratar um coordenador comercial, reformulae embalagens e propaganda. “Com assessoria de 24 meses, o objetivo de nosso trabalho é fazer com que a cooperativa possa aproveitar da melhor maneira os benefícios do programa”, completa Nádson Sales.
Modelo bem-sucedido de cooperativismo, a Coofasulba, fundada em fevereiro de 2004, tem 22 cooperados e beneficia diretamente 220 famílias. Com 20 funcionários e uma capacidade de produção de 30 toneladas por mês de achocolatados, fubá de milho e polpa de frutas, a agroindústria atende atualmente ao mercado governamental abastecendo escolas e lojas da Cesta do Povo, por meio da Companhia Nacional de abastecimento (Conab), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).