Economia

Bahia Moda Design abre dia 25 com foco na indústria de vestuário

O BAHIA MODA DESIGN TEM FOCO NA INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO NO ESTADO
CSMO , Salvador | 24/09/2013 às 14:51
Eunice Habib
Foto: DIV
A economia é um dos principais focos do Bahia Moda Design – BMD – que tem como objetivo fomentar a indústria do vestuário no estado. Nestas quarta e quinta-feira (25 e 26 de setembro), o evento vai reunir na Itaipava Arena Fonte Nova, sempre a partir das 14hs, os Encontros de Negócios, com showrooms de marcas de Salvador e Feira de Santana; Mesas Redondas com temas sobre moda; oficinas, desfiles e exposição. O Bahia Moda Design é uma realização do SINDVEST, com patrocínio do SENAC, FIEB-SENAI e SEBRAE.


O setor de vestuário na Bahia tem 678 empresas, que geram 15.559 empregos. As micro empresas dominam com 59,3%, com 402 empreendimentos, que geram 1.679 empregos. As pequenas empresas compreendem 35% do mercado, com 237 empreendimento que somam 4.774 empregos, seguidas das médias empresas, com 32 empreendimentos e 3.017 empregos. Já as grandes empresas somam apenas 1% do mercado, com 07 empreendimentos quem geram 39.3% de empregos com 6.126 profissionais atuando na área.

“O Bahia Moda Design quer promover o diálogo entre todas as diretrizes da indústria da moda. Além de fomentar toda uma cadeia, que envolve a indústria, comércio, criadores, estudantes e todos os profissionais que atuam na área, o evento também tem como objetivo dar um maior destaque à Bahia no mercado nacional”, comenta Maria Eunice de Souza Habib, presidente do Sindivest.


A Rodada de Negócios vai reunir showrooms das grifes Bonie, Maddá, Lela Canela, Tempt, Maria Fernanda, Adocica, Haiduck, Mahalo, Lorena, Cia 29, Yes Bahia, Fio Têxtil, Anaport e Iza & Bell. Foram convidados compradores da Bahia, São Paulo, Paraná e outras regiões, que receberão um atendimento especial das marcas na comercialização de suas coleções para o verão 2014.     

 Mais uma vez a Bahia inova no cenário da moda com o primeiro grande evento em uma arena da Copa do Mundo. Com direção e produção do Projeto SSA (Almir Jr, Marcelo Gomes e Tininha Viana), o maior evento do calendário de moda e negócio da Bahia apresenta no seu line-up os desfiles da Vivire, Mahalo, Bonnie, Tempt, Jeferson Ribeiro e Maddá. Nos dois dias de evento, as mesas-redondas SENAC vão promover debates sobre vários temas relacionados à moda, reunindo nomes nacionais, como Ronaldo Fraga, Mário Queiroz, Mary Figueiredo (Mary Design), Mário Francisco e Cláudio Silveira, e baianos, entre eles, Jeferson Ribeiro, João Damascena, Virgínia Moraes e Juliana Rabinovitz. A mediadora será Phaedra Brasil.

A novidade é a apresentação da coleção de Gefferson Vila Nova, vencedor do Concurso Novos Talentos, resultado da parceria do Shopping Barra com o BMD. Uma exposição também vai mostrar criações dos estilistas baianos revelados neste concurso desde em 1999. São criadores que ganharam destaque no cenário nacional e internacional da moda, entre eles, Márcia Ganem, Luciana Galeão e Vitorino Campos, Jorge Nascimento e Aládio Marques.   

O lifestyle do baiano inspira a moda criada na Bahia. As suas raízes, crenças, e os cenários marítimos são referências de coleções que buscam uma identidade própria. Esta é a moda que se revela na passarela e no Encontro de Negócios do Bahia Moda Design, com peças leves, coloridas e com muitos detalhes artesanais. São marcas especializadas em beachwear, surfwear, moda infantil, masculina urbana e no universo moderno e sofisticado do feminino.