Formação de mão de obra para 40 mulheres
Decom , Lauro de Freitas |
19/07/2013 às 11:20
Qualificação de mão de obra e associativismo
Foto: Decom
Após dois meses do início do curso de capacitação para Corte e Costura oferecido pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), já são visíveis os resultados.
Ministrado pela arte educadora Beatriz Souza Lima, no Centro de Referência Lélia Gonzalez, em Vilas do Atlântico, e destinado às mulheres acima de 16 anos, o curso prevê a formação de cerca de 40 overloquistas até o final do mês de agosto.
De acordo com Beatriz, os resultados vão além da modelagem, e da arte de cortar e alinhavar, pois a cada aula, há uma nova descoberta".
“Era pra ser apenas um curso de corte e costura, com sua teoria e prática, mas elas conseguiram ir muito além, e isso é muito gratificante. O resultado hoje são peças do vestuário e uma produção de artesanato, fruto de criação e da troca de conhecimento entre elas. Isso é fantástico, pois daqui elas vão sair novas mulheres e verdadeiras profissionais”, revela a arte educadora.
Moradora de Vida Nova, a laurofreitense Adriana Oliveira, 41 anos, descobriu o curso pesquisando na internet, e hoje além de aluna, é uma das responsáveis por compartilhar aprendizados com a turma.
“Eu vim aprender a costurar, mas aqui pude aprender muito mais e compartilhar conhecimentos. Com as colegas, conheci a técnica de tricô com linha de mosaico, que me permitiu criar acessórios. Estou amando tudo isso”, declara Adriana.
Já a moradora do bairro de Itinga, Iraildes da Conceição, 29 anos, entrou no curso para incentivar a mãe, de 56 anos, e descobriu sua vocação.
“Minha mãe precisava de apoio, e eu entrei no curso para incentivá-la, mas aqui fiquei e me encontrei. Aqui se descobre tudo, a gente aprende, compartilha. Se tivéssemos uma máquina em casa hoje, já estaríamos ganhando dinheiro com a costura”, revela.
cial.