Evento está sendo realizado no Shopping Barra, em Salvador, até o dia 7 de julho
aG sEBRAE , da redação em Salvador |
18/06/2013 às 10:58
Showroom no Shopping Barra com pequeno movimento
Foto: BJÁ
Augusto Veloso é integrante da Associação Patuá e desenvolve trabalhos com madeira reciclada e cerâmica, principalmente para peças religiosas. Ele é um dos 100 artesãos baianos que estão participando do showroom Brasil Original, que foi aberto no último dia 6 de junho, no Shopping Barra, em Salvador. “Participar já traz uma série de vantagens. Trocamos experiências e fazemos contatos. Comercializar é uma consequência e é o que esperamos”, comentou. O evento prossegue até o dia 7 de julho.
Já a artesã Rosemary Bacelar, da Associação Baianas Caprichosas, pariticipou de duas recentes Rodadas de Negócio, uma em Salvador e outra em Aracaju, nas quais obteve bons resultados. Para ela, ações como o showroom ajudam a valorizar o trabalho desses profissionais e abrir novos mercados. “Estamos numa área comercial de grande circulação de pessoas, que é o shopping. Como em todos os eventos de negociação realizados pelo Sebrae, esperamos ter um bom desempenho aqui”, destacou.
O showroom Brasil Original é uma iniciativa do Sebrae Nacional e está acontecendo nas cinco cidades que receberão os jogos da Copa das Confederações: Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador. No evento, também estão expostos artesanatos de outros quatro Estados e do Distrito Federal: Amazonas, Sergipe, Piauí e Paraíba.
A escolha dos produtos foi feita pela gestora do projeto ExpoArt Bahia, Aparecida Fernandes, e por consultores do Sebrae e do Instituto Mauá. Os critérios utilizados foram a qualidade na estética e no acabamento, a inovação com matérias primas diferenciadas, produtos tradicionais com referência do design, artesanatos representativos com a identidade cultural/regional e produtos com caráter sustentável (reaproveitamento de matéria-prima ou utilizando critérios de sustentabilidade ambiental, matéria-prima natural sem agredir ecossistema e tingimentos naturais).
O gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae Nacional, Juarez de Paula, explicou que um dos objetivos da ação é mudar a percepção do consumidor com relação ao artesanato brasileiro. “Essa iniciativa foi pensada para aproveitar as oportunidades dos grandes eventos esportivos que estão por vir, mas também para reposicionar o artesanato no mercado, exaltando-o como expressão da arte popular”.
O superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, ressaltou a importância de realizar um showroom em um espaço onde o fluxo de pessoas é grande. “Aqui, todos terão a oportunidade de conhecer o que existe de mais inovador em termos de design, produzido sob os critérios de sustentabilidade”.
Já o diretor Técnico da instituição, Lauro Ramos, falou sobre a atribuição do artesanato enquanto expressão da diversidade cultural brasileira. “São trabalhos de alto grau de qualidade e nosso papel, juntamente com os parceiros, é ampliar o mercado para esses profissionais”.
A gestora do projeto ExpoArt, Aparecida Fernandes, que também é coordenadora do showroom, complementou que todos os profissionais participantes são microeempreendeores individuais e possuem a carteira do artesão. “A ideia é abrir canais de comercialização e promover a valorização desses produtos”.