Além disso, aconteceu um mutirão de documentação no município
Kleidir Costa , da redação em Salvador |
08/06/2013 às 08:02
Mutirão de documentação das marisqueiras de Prado
Foto:
O município de Prado, a 804km de Salvador, foi atendido com iniciativas que voltadas à promoção da autonomia e cidadania das mulheres. Nesta sexta-feira (7) marisqueiras e pescadoras artesanais receberam equipamentos de proteção individual, numa iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e Bahia Pesca. Além disso, um mutirão de documentação foi realizado, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e governo Federal.
A titular da SPM, Lúcia Barbosa, esteve no município para a entrega dos materiais e destacou que a iniciativa busca ampliar as oportunidades para a autonomia econômica e social das mulheres baianas que atuam no setor. Nos próximos dias, os municípios de Itacaré, Camamu, Igrapiúna, Valença e Canavieiras também serão contemplados com os equipamentos, cujo investimento é de R$ 191 mil.
Benilza dos Santos, uma das primeiras beneficiadas, há nove anos vive da manipulação e venda dos mariscos. “Geralmente nos machucamos, corremos riscos e ficamos expostas ao sol. Agora ganhamos uma proteção maior”, afirmou, já testando a vestimenta que compõe o conjunto, batizado de “kit marisqueira”. O material disponibiliza camisa de manga comprida, calça, boné, bota ou sapatilha emborrachada e luvas. Já o mutirão de documentação ofereceu emissão de Carteira de Identidade, CPF e Documento de Aptidão ao Pronaf (DAP).