Exposição acontece de 6 de junho a 7 de julho no Shopping Barra, em Salvador
Ag Sebrae , Salvador |
05/06/2013 às 09:17
Peça de artesanato da Cooprap
Foto: Ag Sebare
Artesanatos de qualidade e sustentáveis, avaliados por auditores e certificados pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), levando em conta pontos importantes como a tipologia, a raiz cultural, a preservação do meio ambiente e a atividade de produção de forma responsável com a comunidade e o pessoal envolvido não utilizando mão-de-obra infantil.
Estas são as características de muitos artesanatos que os turistas que estarão na Copa das Confederações poderão adquirir durante o showroom Brasil Original, uma parceria do Sebrae com o Instituto Mauá. O evento, uma vitrine do melhor artesanato baiano, acontece de 6 de junho a 7 de julho, na praça Central do Shopping Barra, em Salvador, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e domingo, das 14h às 20h.
Cestas de fibras de piaçava, certificadas pelo Ibametro, e produzidas por artesãos da Cooperativa das Produtoras e Produtores Rurais da Área de Proteção Ambiental do Pratigi (Cooprap), sediada no município de Nilo Peçanha, Baixo Sul da Bahia, são alguns dos destaques do showroom Brasil Original. Creuza Amorim, uma das artesãs da Cooprap está muito animada com possibilidade de muitos visitantes da Copa das Confederações comprarem os produtos da Cooperativa. “Nosso produto é bem aceito porque é um artesanato forte, resistente e bonito”, garante Creuza. A expectativa dos organizadores é de 30 mil visitantes e cerca de R$ 400 mil em comercialização. Recepcionistas bilíngues estarão no showroom para facilitar as vendas juntos aos turistas.
Marlene Campos, presidente da Associação Comunitária Empreendedora Taboarte, do município de Maracangalha, também está muito animada com o showroom Brasil Original. “Vai ser muito bom pra gente porque nesta época de inverno temos poucas vendas e o showroom vai atrair os visitantes da Copa das Confederações”, afirma Marlene. A Associação leva para o showroom flores, carteiras, caixas e colares feitos com a palha de tabôa, colhida de forma sustentável por 19 artesãs.
Produtos inovadores e sustentáveis
A escolha dos produtos que estarão no showroom Brasil Original foi feita pela gestora do projeto ExpoArt Bahia, Aparecida Fernandes, e por consultores do Sebrae e do Instituto Mauá. Os critérios utilizados foram a qualidade na estética e no acabamento, a inovação com matérias-primas diferenciadas, produtos tradicionais com referência do design, artesanatos representativos com a identidade cultural/regional e produtos com caráter sustentável (reaproveitamento de matéria-prima ou utilizando critérios de sustentabilidade ambiental, matéria-prima natural sem agredir ecossistema e tingimentos naturais).
O artesão Alessandro Teixeira leva para o showroom suas esculturas em metal
O artesão Alessandro Teixeira, que trabalha há mais de 20 anos com esculturas de metal, em cobre e latão, como os orixás, disse que o showroom é uma oportunidade de divulgar o artesanato em metal, que pode acabar, já que na Bahia são poucos os artesãos que trabalham com o material e os jovens não querem aprender. “O artesanato em metal foi herança dos negros africanos que aprenderam a arte com os árabes e portugueses e faziam o berimbau e as pencas de balangandãs. Este trabalho precisa ser preservado porque representa nossa cultura”, ressalta Alessandro.
Rodada de Negócios
Antes do showroom, cerca de 50 artesãos da Bahia participam da VI Rodada de Negócios de Artesanato, que acontece todos os anos. Esta edição ocorre no Othon Palace Hotel nesta quarta-feira, 5 de junho, das 8h30 às 18h30, e na quinta-feira, 6 de junho, das 8h30 às 13h. Confirmaram presença na Rodada 40 compradores da Bahia e de locais como São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte e Brasília. A expectativa é de que a Rodada supere as vendas do ano passado em mais de R$ 150 mil.