Caberá ao Sebrae atuar no processo de capacitação dessas cooperativas, através de cursos e consultorias
Tasso Franco , da redação em Salvador |
06/05/2013 às 10:02
Capacitação das cooperativas de Camaçari
Foto: DIV
O Sebrae, a Braskem e a Limpec (Limpeza Pública de Camaçari) reúnem esforços em favor da sustentabilidade ambiental e social na Região Metropolitana de Salvador. Em parceria, as três instituições desenvolverão o projeto Reciclagem e Cidadania, que tem por objetivo promover a valorização do reciclador, o incremento de sua renda e estabilidade nesta atividade e o incentivo à melhoria da produtividade na geração de matérias-primas para a reciclagem. O lançamento do projeto será no próximo dia 7 de maio, às 8h, na Cidade do Saber, em Camaçari.
Voltado para as cooperativas de reciclagem localizadas na Região Metropolitana de Salvador e seu entorno, o projeto Reciclagem e Cidadania englobaráações de capacitação dos recicladores e iniciativas que promovam um maior entrosamento do reciclador com a comunidade. O projeto também terá o importante papel de mobilizar e conscientizar as comunidades atendidas para a importância do processo de reciclagem, já que os resíduos recicláveis produzidos nos condomínios residenciais na região serão encaminhados para as cooperativas.
Caberá ao Sebrae atuar no processo de capacitação dessas cooperativas, através de cursos e consultorias. “Nosso trabalho consiste em aprimorar a gestão das entidades, o que, consequentemente, vai contribuir para o aumento da renda desses trabalhadores e, indiretamente, estará ajudando na preservação ambiental”, explicou a coordenadora da Unidade Regional Metropolitana do Sebrae Bahia, Madalena Seixas.
“Para a Braskem, é muito importante fazer parte desta parceria com o Sebrae e a Limpec, especialmente em um projeto com esta envergadura, que se propõe a atuar em três eixos tão distintos, que são a ação social, a mobilização comunitária e a capacitação. Temos a certeza de que, juntos, conseguiremos um resultado muito mais consistente com estas ações que contribuirão para a realidade social das pessoas que tiram da reciclagem o seu sustento”, avalia o gerente de relações institucionais da Braskem, Emmanuel Lacerda.
Ele destaca um dos maiores desafios para a atividade de reciclagem de resíduos na RMS. “Este projeto se preocupa em valorizar a ocupação e melhorar sua produtividade, repercutindo em melhor remuneração para os cooperandos”, analisa Emmanuel Lacerda.
Coleta seletiva
O Projeto Reciclagem e Cidadania estará focado no favorecimento da parceria com as famílias e empresas da região, o que deve interferir nos hábitos familiares e no processo produtivo. Por isso, outra ação do projeto é a implantação da coleta seletiva nos condomínios e nas escolas. Inicialmente, estarão envolvidas no projeto 10 instituições de ensino e os condomínios que já possuam coleta seletiva, com a previsão de intensificar estas ações de conscientização posteriormente. Inicialmente serão atendidas duas entidades que contam com quase 30 associados, mas a meta, segundo a Limpec, é expandir para mais duas novas cooperativas ainda não organizadas no município.
"O cooperativismo é uma grande oportunidade para legalizarmos e conseguirmos diversos benefícios para todos os recicladores envolvidos na coleta seletiva em Camaçari. Por isso estamos trabalhando com o foco de ampliar o número de cooperativas para atender ao maior número de pessoas possível", afirma o diretor-presidente da Limpec, Alfredo Andrade.
Esta componente também tem como meta orientar 15 mil pessoas nas ações educativas (ações comunitárias, em escolas e do núcleo de coleta seletiva), voltadas à sensibilização em relação ao consumo sustentável. Para dar suporte ao projeto, dez instituições de ensino terão pontos de recebimento de resíduos recicláveis – Ecopontos, resíduos estes dispostos pelos alunos e entregues às cooperativas.