Economia

SEBRAE: Empresa baiana vence etapa nacional MPE Brasil


Outra empresa da Bahia que se destacou no Prêmio MPE Brasil foi a SWS Informática, de Jequié, que foi a vice-campeã na categoria Serviços de Tecnologia da Informaçã
Ag Sebrae , BSB | 05/04/2013 às 13:01
Dulce Carneiro recebe o troféu do presidente do Conselho da Gerdau, Jorge Gerdau
Foto: Rodrigo Oliveira
Muito emocionada a empresária baiana Dulce Carneiro, diretora da Cheville Maison, de Salvador, recebeu na noite de quinta-feira, 4, em Brasília, o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - MPE Brasil 2012 na categoria Comércio. A cerimônia de premiação aconteceu no Centro de Convenções do Royal Tulip Brasília Alvorada, Brasília. Ao receber o prêmio a empresária falou da parceria com o Sebrae e dedicou o troféu a sua equipe. “Esse é um reconhecimento do nosso trabalho e uma valorização das qualidades da Cheville e melhoria dos nossos processos. Hoje sou parceira do Sebrae, onde me motivei e aprendi a identificar na minha empresa os pontos fortes e a enxergar as oportunidades. Dedico este prêmio a minha equipe que lapidei”, destacou.

Outra empresa da Bahia que se destacou no Prêmio MPE Brasil foi a SWS Informática, de Jequié, que foi a vice-campeã na categoria Serviços de Tecnologia da Informação. No total, o MPE Brasil premiou 10 empresas. As vencedoras foram selecionadas entre 127 organizações de todo o país que conquistaram as etapas estaduais do prêmio e avaliadas em um universo total de 83 mil inscritas no ciclo 2012.  A gestora do MPE Brasil no Sebrae Bahia, Mariza Xavier, destacou o trabalho da instituição com as empresas. “Essa é uma vitória que está relacionada com o trabalho desenvolvido já há algum tempo pelo Sebrae com estas empresas”, explicou.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, os pequenos negócios têm repensado suas práticas e princípios de gestão como forma de manter a sustentabilidade no mercado, bem como a produtividade e competitividade. O MPE Brasil busca destacar estas práticas e incentivar a melhoria da qualidade da gestão nos pequenos negócios. A premiação é uma realização do Sebrae, do Movimento Brasil Competitivo (MBC), da Gerdau e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Para participar do prêmio, é preciso preencher o questionário de autoavaliação, uma metodologia de avaliação padronizada nacionalmente para a premiação, utilizando critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), desenvolvido pela FNQ. Ao final do processo, as candidatas recebem relatório de diagnóstico da gestão, com pontos fortes e oportunidades de melhoria.

Veja abaixo as empresas ganhadoras:

Destaque em Responsabilidade Social - CBC Ambiental (SP)
Destaque em Inovação - LDSoftware Ltda. – Oníria Produtora de Software (PR)
Categoria Turismo - Hotel Villa Oeste (RN)
Categoria Serviços - Tecnoambi (RS)
Categoria Serviços de Tecnologia da Informação - Bios Computadores Comércio e Assistência Técnica (SP)
Categoria Serviços de Saúde - Laboratório de Análises Clínicas Vida (SC)
Categoria Agronegócios - Fazenda dos Patos (MG)
Categoria Comércio - Cheville (BA)
Categoria Educação - Grupo Educacional Caminhos do Saber (RS)
Categoria Indústria - Termobrás