Economia

Artesãos de várias regiões do Estado se reúnem na terça em Salvador

Evento acontece em Salvador, amanhã, 19, e vai reunir cerca de 400 artesãos de várias regiões do estado
Sebrae ascom , Salvador | 18/03/2013 às 11:02
Artesanato e Mercado, com o design Marco Aurélio Saad, que trabalha há mais de 30 anos com a comercialização de artesanato no Brasil, será uma das palestras em destaque durante o VI Encontro de Artesãos da Bahia. O evento, promovido pelo Instituto Mauá e o Sebrae Bahia, será realizado amanhã, 19 de março, das 8h às 17h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. A homenagem acontece no dia de São José, padroeiro do artesão. A previsão dos organizadores é de que cerca de 400 artesãos de várias regiões da Bahia participem do evento.

A coordenadora da Unidade de Economia Criativa do Sebrae Bahia, Luciana Santana, ressaltou a importância do artesão para o desenvolvimento local e da economia criativa. “Este encontro comemora o dia do artesão e também mostra a este empreendedor a importância dele no processo de desenvolvimento econômico local, orientando-o a estar atento à gestão do seu negócio e para oportunidades de capacitações empresariais e de acesso a novos mercados, em parceria com o Sebrae”, observa Luciana.

Durante a Rodada de Negócios de Artesanato, realizada pelo Sebrae em junho de 2012, o design Marco Aurélio Saad, afirmou que além da melhoria na qualidade do artesanato os artesãos baianos foram persistentes e garantiram seu espaço. “Eu trabalho neste setor de decoração em São Paulo há muitos anos, vendendo para empresas de várias partes do Brasil. Tenho notado que o mercado está mais próximo do artesão e os consumidores estão valorizando mais o nosso artesanato. O artesão está quebrando as barreiras do preconceito e dos rótulos”, ressalta Marco Aurélio.

Confira a programação do VI Encontro de Artesãos da Bahia
8h-Credenciamento
9h-Coral Setre
9h20-Hino
9h30-Abertura
10h-Lançamento do Livro-"Conversa Quilombola"
11h-Palestra; Artesanato e Mercado- Marco Aurélio Saad
12h-Almoço
14h-Samba com as artesãs do Quilombo Campo Grande
14h40-Lançamento do Video Institucional
15h-Explanação e Diálogo- Base Conceitual do Artesanato: ampliando conceitos, com a artista plástica Iaçanã Simões
16h-Considerações finais
16h30-Encerramento