Economia

PROCON: LG lidera ranking Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2012

. As empresas Telemar, Lojas Insinuante, Ricardo Eletro, Samsung e OI também estão entre as primeiras colocadas, em
termos de reclamação
Ascom ,  Salvador | 15/03/2013 às 11:28

O fabricante “LG Electronics” liderou o ranking do Cadastro de Reclamações
Fundamentadas de 2012. O anúncio foi feito durante a abertura do III
Encontro Estadual de Defesa do Consumidor, promovido pelo Procon-BA, órgão
da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, nesta quinta-feira
(14). Entre os problemas mais reclamados pelos consumidores baianos,
estão: entrega de produtos com danos ou defeitos e descumprimento da
garantia dos produtos.

Ao todo foram 420 reclamações relacionadas à LG, dentre as quais 365 não
foram atendidas pelo fornecedor. As empresas Telemar, Lojas Insinuante,
Ricardo Eletro, Samsung e OI também estão entre as primeiras colocadas, em
termos de reclamação. A divulgação do Cadastro é feita anualmente, por
todos os Procons, em atendimento ao disposto no artigo 44 do Código de
Defesa do Consumidor.

Segundo o Secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro
Sena, o cadastro assegura ao consumidor a possibilidade de escolher melhor
os seus fornecedores. “Antes mesmos de sermos cidadãos, somos
consumidores”, afirmou o Secretário, ao destacar a importância de garantir
à população um dos direitos básicos previstos pelo Código de Defesa do
Consumidor, que é o Direito à Informação.

Ainda de acordo com ele, muitas pessoas acabam sendo lesadas por possuírem
um nível de conhecimento sobre a legislação limitado, e acabam sendo
vítimas dos fornecedores de produtos e serviços. Outra parcela da
população que merece destaque, segundo Almiro Sena, são os consumidores
com deficiência, que encontram barreiras de acesso nos estabelecimentos
comerciais.

Para o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freire Soares, a
divulgação anual do Cadastro contribui para a diminuição do número de
reclamações. “Estamos cumprindo o nosso papel que é o de conscientizar e
alertar os fornecedores sobre a importância de atenderem bem os seus
clientes”, destacou. Uma dos projetos que serão desenvolvidos pelo órgão
nesse sentido, é a criação de uma Escola Estadual de Defesa do Consumidor,
que visará a capacitação tanto dos consumidores, quanto dos fornecedores.

Além do Secretário Almiro Sena e do Superintendente do Procon-BA, Ricardo
Maurício, também estavam presentes no lançamento do Cadastro o presidente
da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo; o Deputado Estadual José de
Arimateia; o representante do INMETRO, Paulo Coscareli; a representante da
sociedade civil, Ivete Pereira.

Cadastro

O Cadastro abrange o período de janeiro a dezembro de 2012, e contêm as
demandas dos consumidores registradas através do Sistema Nacional de
Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), como reclamações
fundamentadas. Além do ranking das empresas mais reclamadas, o cadastro
apresenta ainda as áreas mais demandadas (segmentação do mercado), os
assuntos mais reclamados no ano  de 2012, e a relação dos fornecedores que
menos atenderam as reclamações dos consumidores. O ranking na íntegra pode
ser consultado através do site www.sjcdh.ba.gov.br