Economia

Contribuintes ainda podem pagar IPVA com 5% de desconto

Confira no site www.sefaz.ba.gov.br o valor e outras informações sobre o IPVA, que também podem ser obtidas através do Call Center da Secretaria da Fazenda do Estado, pelo 0800 071 0071
Tasso Franco , da redação em Salvador | 15/03/2013 às 11:32
Os contribuintes que não efetuaram o pagamento antecipado e em cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 10%, ainda podem aproveitar o desconto de 5%. Para isso, basta observar o calendário de pagamento do IPVA 2013 e verificar o dia e o mês do vencimento de cada placa. Para os carros com final de placa um e dois, o prazo termina em 18 e 19 de março; já os veículos com final de placa três e quatro, o prazo termina em 22 e 23 de abril; até os dias 20 e 21 de maio os proprietários de veículos com placa de final cinco e seis podem pagar o imposto com desconto; para os carros com final sete e oito o limite é 17 e 18 de junho e as datas de vencimento para os carros de placa 9 e 0 são 22 e 23 de julho.

Confira no site www.sefaz.ba.gov.br o valor e outras informações sobre o IPVA, que também podem ser obtidas através do Call Center da Secretaria da Fazenda do Estado, pelo 0800 071 0071. O imposto pode ser pago em qualquer agência do Banco do Brasil (BB) ou Bradesco, bastando apresentar o número do Renavam.

Existe ainda a opção de parcelar o imposto em três vezes sendo que a data de vencimento da primeira cota é a mesma do pagamento com desconto. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da 3ª parcela e os débitos anteriores do IPVA também podem ser parcelados em três vezes juntamente com o IPVA 2013. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da 1ª cota deixa de ter também o direito ao parcelamento em três vezes.

Caso o contribuinte prefira pagar em cota única, sem desconto, o dia do vencimento é 20/05 para final de placa um; 21/05 para final de placa dois; 20/06 final de placa três; 21/06 para final de placa quatro; 22/07 para placa cinco; 23/07 final de placa seis; 19/08 para placa sete; 20/08 com final de placa oito; 23/09 veículos de placa final nove e em 24/09 termina o prazo para a placa zero.

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado e o valor arrecadado é dividido igualmente com o município onde o veículo foi emplacado. A frota total da Bahia é de mais de 2,7 milhões de veículos, sendo que 2,3 milhões pertencem à frota tributável, ou seja, veículos que pagam o IPVA. Em 2012 a arrecadação do imposto chegou a R$ 768 milhões contra R$ 639,8 milhões em 2011.