Economia

COOPERATIVAS de Serrinha ganham Armazém para economia solidária

O armazém, localizado no sítio Lagoinha (próximo à BR 116), tem capacidade para abrigar até 150 toneladas de produtos secos e 15 toneladas de produtos congelados
Secom , Serrinha | 09/03/2013 às 12:50
Governador Wagner (de boné) inaugura Armazém em Serrinha
Foto: Manu Dias

Cerca de 150 cooperativas da região sisaleira, no semiárido da Bahia, já têm um entreposto para a comercialização dos produtos da agricultura familiar e economia solidária. O governador Jaques Wagner inaugurou, neste sábado (9), em Serrinha, a cerca de 400 quilômetros de Salvador, o primeiro armazém de agricultura familiar do estado.

O armazém, localizado no sítio Lagoinha (próximo à BR 116), tem capacidade para abrigar até 150 toneladas de produtos secos e 15 toneladas de produtos congelados ou refrigerados, que poderão ser adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Um auditório para eventos de formação, com cozinha e refeitório, compõe o restante da estrutura do empreendimento.

O equipamento integra o Programa Vida Melhor no Campo, desenvolvido pelas Secretarias Estaduais da Agricultura (Seagri), do Trabalho (Setre), da Integração Regional (Sedir) e da Indústria e Comércio (Sicm). Estão previstsa mais cinco unidades, no Sertão do São Francisco, Chapada Diamantina, Sudoeste, Litoral Sul e Região Metropolitana de Salvador.

Ainda na região do Sisal, o governador participou da Feira de Economia Solidária do Território de Cidadania do Sisal; entregou veículos e kits de informática para os territórios de Irecê, Semiárido Nordeste II, Chapada Diamantina, Velho Chico e Portal do Sertão; e percorreu 21 quilômetros restaurados da BA 233, trecho entroncamento da BA 409 a Serrinha/Ichu.

Na implantação do armazém foi investido R$ 1.085 milhão. Já na restauração da BA 233, executada pela Secretaria de Infraestrutura, foram investidos mais de R$ 11 milhões.