Economia

Governador Wagner inaugura terminais pesqueiros em Salvador e Ilhéus

O objetivo dos terminais é aumentar a qualidade do pescado desembarcado e o controle geral da atividade pesqueira
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/11/2012 às 16:49
Solenidade em Salvador nesta quinta-feira
Foto: Mateus Pereira
Pescadores artesanais de Salvador e Ilhéus vão ganhar um suporte para suas atividades com a inauguração, hoje (29), de dois Terminais Pesqueiros Públicos, um deles localizados no bairro da Ribeira, em Salvador, e outro em Ilhéus.

 O governador Jaques Wagner, que inaugurou o terminal Pesqueiro de Salvador em companhia do ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Marcelo Crivella, no início desta tarde, disse que “a pesca é um instrumento eficaz na luta contra a fome e a miséria e também uma alternativa estratégica para o desenvolvimento sustentável”. Foram investidos, nos dois terminais, pouco mais de R$ 20 milhões, com recursos do Ministério da Pesca e do Governo da Bahia.

O objetivo dos terminais é aumentar a qualidade do pescado desembarcado e o controle geral da atividade pesqueira, facilitando o transbordo, o escoamento e a comercialização de produtos. Visa ainda aumentar a oferta de pescado às populações nas áreas de abrangência e a redução dos custos, bem como implantar infraestrutura de recepção, armazenamento, beneficiamento e comercialização do pescado.

A Bahia é o terceiro estado da União com maior contingente de trabalhadores atuando direta e exclusivamente da pesca, com mais de 125 mil pescadores, conforme Registro Geral da Pesca (RGP). A Bahia, também, passou de quinto lugar para ocupar, a partir de 2010, o terceiro produtor de pescado nacional, com uma produção anual de aproximadamente 120 mil toneladas, proveniente, principalmente, da pesca. A Bahia atualmente ocupa o primeiro lugar na região Nordeste, segundo os últimos dados da estatística pesqueira nacional, realizado pelo MPA em 2010.