A estreia do Salão Internacional Vida de Viajante, na 25ª FENAGRO, neste sábado, dia 24, foi saudada por secretários, cônsules e empresários como uma iniciativa para promover a realização de negócios e cooperação. O secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, anfitrião do salão - juntamente com o Corpo Consular no Estado da Bahia - afirmou que a disponibilização de um espaço onde representantes de diversos países podem encontrar-se com empresários e autoridades baianas é um facilitador do diálogo da Bahia com o mundo globalizado.
Durante todo o primeiro dia da Fenagro, cerca de 300 pessoas visitaram o Salão Internacional. Os embaixadores da China e da Tanzânia, acompanhados de autoridades de seus países, foram conhecer oportunidades de negócios e de cooperação técnica.
Recepcionado pelo Secretário da Agricultura, Eduardo Salles e pelos cônsules Miriam de Almeida, da Grécia, Wilson Andrade, da Finlândia e pelo Assessor Internacional da Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia-Serinter, Jacques Santiago, o Embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, visitou os estandes da Feira e em seguida reuniu-se com o Secretário da Agricultura para discutir possibilidades de investimentos no agronegócio. Durante a visita ao Salão Internacional, a delegação chinesa foi brindada com versos do repentista Ceará que aceitou o desafio de rimar os nomes chineses com a agricultura baiana.
A delegação da Tanzânia, liderada pelo Embaixador Francis Ambakisye Malambugi, veio à Bahia para conhecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar e foi recebido pelo secretário Fernando Schmidt. Segundo Francis Malambugi, que estava acompanhado pela Oficial de Programas Nadia Goodman, do Centro de Excelência Contra a Fome das Nações Unidas, o governo da Tanzânia queria aprender com o sucesso do programa no Brasil, que funciona há mais de 50 anos, para evitar cometer erros. E a Bahia foi escolhida para a pesquisa de campo em razão das similaridades com a cultura do seu país, afirmou o embaixador da Tanzânia.
ATENDIMENTO A MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS
Durante todos os dias da Fenagro, uma equipe do SEBRAE atenderá no Salão Internacional Vida de Viajante para dar consultorias ao agricultor e ao pequeno empresário do segmento de agronegócios com foco na competitividade e na internacionalização. O atendimento será das 14 às 18 horas, até o dia 02 de dezembro. Cristiane Mota, analista do SEBRAE ressaltou que o agronegócio é o carro chefe do setor de exportações no mercado internacional e o Programa de Internacionalização quer capacitar as pequenas empresas para gerir seus negócios e aproveitar as oportunidades de um mercado globalizado.
Suely de Paula, coordenadora da Unidade de Acessos a Mercados e serviços financeiros, afirmou que o SEBRAE aceitou o convite do Corpo Consular no Estado da Bahia por ser uma oportunidade de atender ao pequeno agricultor que está expondo na Fenagro. A atividade dá continuidade às ações que o Sebrae está realizando com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia FIEBCentro Internacional de NegóciosCIN, que realizou neste ano cem planos de internacionalização para micro e pequenas empresas baianas.