Economia

SALÃO internacional da FENAGRO tem equipe permanente do SEBRAE

Durante todos os dias da Fenagro, uma equipe do SEBRAE atenderá no Salão Internacional Vida de Viajante para dar consultorias ao agricultor e ao pequeno empresário do segmento de agronegócios
Serinter , Salvador | 25/11/2012 às 11:56
Secretário Fernando Scmidt recebe embaixador da Tanzânia
Foto: Serinter



A estreia do Salão Internacional Vida de Viajante, na 25ª FENAGRO, neste sábado, dia 24, foi saudada por secretários, cônsules e empresários como uma iniciativa para promover a realização de negócios e cooperação. O secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, anfitrião do salão - juntamente com o Corpo Consular no Estado da Bahia - afirmou que a disponibilização de um espaço onde representantes de diversos países podem encontrar-se com empresários e autoridades baianas é um facilitador do diálogo da Bahia com o mundo globalizado.

Durante todo o primeiro dia da Fenagro, cerca de 300 pessoas visitaram o Salão Internacional. Os embaixadores da China e da Tanzânia, acompanhados de autoridades de seus países, foram conhecer oportunidades de negócios e de cooperação técnica.

Recepcionado pelo Secretário da Agricultura, Eduardo Salles e pelos cônsules Miriam de Almeida, da Grécia, Wilson Andrade, da Finlândia e pelo Assessor Internacional da Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia-Serinter, Jacques Santiago, o Embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, visitou os estandes da Feira e em seguida reuniu-se com o Secretário da Agricultura para discutir possibilidades de investimentos no agronegócio. Durante a visita ao Salão Internacional, a delegação chinesa foi brindada com versos do repentista Ceará que aceitou o desafio de rimar os nomes chineses com a agricultura baiana.

A delegação da Tanzânia, liderada pelo Embaixador Francis Ambakisye Malambugi, veio à Bahia para conhecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar e foi recebido pelo secretário Fernando Schmidt.  Segundo Francis Malambugi, que estava acompanhado pela Oficial de Programas Nadia Goodman, do Centro de Excelência Contra a Fome das Nações Unidas, o governo da Tanzânia queria aprender com o sucesso do programa no Brasil, que funciona há mais de 50 anos, para evitar cometer erros. E a Bahia foi escolhida para a pesquisa de campo em razão das similaridades com a cultura do seu país, afirmou o embaixador da Tanzânia.

ATENDIMENTO A MICRO E PEQUENOS EMPRESÁRIOS

Durante todos os dias da Fenagro, uma equipe do SEBRAE atenderá no Salão Internacional Vida de Viajante para dar consultorias ao agricultor e ao pequeno empresário do segmento de agronegócios com foco na competitividade e na internacionalização. O atendimento será das 14 às 18 horas, até o dia 02 de dezembro. Cristiane Mota, analista do SEBRAE ressaltou que o agronegócio é o carro chefe do setor de exportações no mercado internacional e o Programa de Internacionalização quer capacitar as pequenas empresas para gerir seus negócios e aproveitar as oportunidades de um mercado globalizado.

Suely de Paula, coordenadora da Unidade de Acessos a Mercados e serviços financeiros, afirmou que o SEBRAE aceitou o convite do Corpo Consular no Estado da Bahia por ser uma oportunidade de atender ao pequeno agricultor que está expondo na Fenagro. A atividade dá continuidade às ações que o Sebrae está realizando com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia FIEBCentro Internacional de NegóciosCIN, que realizou neste ano cem planos de internacionalização para micro e pequenas empresas baianas.