Economia

21 Cooperativas ganharam destaque no prêmio OCE ano 2012

O presidente do sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas destacou que o objetivo do prêmio, de reconhecer e homenagear o trabalho das sociedades cooperativas
OCB , BSB | 24/11/2012 às 18:57
Unimed Fortaleza venceu no item cooperativa cidadã
Foto: DIV

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) realizou, na noite de terça-feira (20/11), em Brasília, a oitava edição do Prêmio Cooperativa do Ano. Vinte e uma cooperativas ganharam destaque em treze categorias.

O presidente do sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas destacou que o objetivo do prêmio, de reconhecer e homenagear o trabalho das sociedades cooperativas, passa pelas iniciativas de sucesso desenvolvida pelo movimento. “Nossa intenção é valorizar essas iniciativas desenvolvidas pelo movimento e divulgá-las à população. Precisamos “bater caixa”, fazer barulho e mostrar o que temos feito pelo nosso país”, disse o dirigente.

Freitas destacou que neste ano, o prêmio recebeu um número surpreendente de projetos inscritos, 212 no total, de 138 cooperativas de todos os ramos e portes.

“Esta edição foi especial, alusiva ao Ano Internacional das Cooperativas, uma conquista dos cooperativistas do mundo todo. E as nossas cooperativas realmente mereciam essa homenagem. São instituições sérias, comprometidas com sua base, seus cooperados e com a sociedade. Foi assim em 2008 e 2009, durante a crise financeira internacional, e assim será sempre. Que o Ano Internacional seja um marco para um crescimento ainda maior do setor cooperativista”, enfatizou Freitas.
Desafio

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou do evento e propôs ao movimento cooperativista um desafio, o de trabalhar ativamente para aplicação efetiva do novo Florestal brasileiro. “Faço aqui um convite à Organização das Cooperativas Brasileiras, para se juntar a nós, em um termo de cooperação, na implantação do cadastro rural no país. A OCB é nossa parceira, por isso peço a ela e a todos os cooperativistas que nos ajudem a proteger o meio ambiente”.

Durante o seu discurso, Teixeira destacou o trabalho da OCB e seus parceiros na realização do premio e, sobretudo, da revista Globo Rural, que acompanhou as discussões sobre o novo Código Florestal.
O campo urbano

“Temos que começar a “bater tambor” e mostrar a força do cooperativismo. Afinal, o movimento tem feito um belo trabalho e muitas pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos, ainda não o conhecem. O cooperativismo agrícola e de crédito são exemplos claros dessa expressividade, e os números comprovam isso. Só no Paraná, a movimentação do segmento triplicou nos últimos anos”.

Assim, o diretor de redação da revista Globo Rural, Bruno Blecher, parceira do Sistema OCB na realização do Prêmio Cooperativa do Ano, ressaltou a importância do movimento cooperativista durante o anúncio das vencedoras de 2012.

O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, também destacou a expressividade do segmento, fazendo referência ao Ano Internacional das Cooperativas. “Nesse ano tão especial para o cooperativismo, um reconhecimento justo das Nações Unidas, jogamos luzes para esse tema tão importante à sociedade. E o setor realmente vem trazendo muitos benefícios. Para a nossa instituição, especificamente, tem sido um grande aliado na disseminação de conhecimentos e de novas tecnologias no campo”, disse Lopes.
Confira a relação das vencedoras, em cada categoria:


Atendimento
1) Central Sicredi Brasil Central (MS)
2) Unicred Litoral e Norte Catarinense (SC)
3) Unimed Vitória (ES)

Benefício
1) Coopertransc (SP)
2) Coagru (PR)
3) Copérdia (SC)

Comunicação e Difusão do Cooperativismo
1) Sicoob Creditapiranga (SC)
2) C.Vale (PR)
3) Coapa (TO)

Cooperativa Cidadã
1) Unimed de Fortaleza (CE)
2) Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (RS)
3) Sicoob Coopjus (MG)

Desenvolvimento Sustentável
1) Lar (PR)
2) Macrocoop (AL)
3) Sicoob Credialto (MG)

Fidelização
1) Sicredi Alto Uruguai RS/SC (RS)
2) Socoob Blucredi (SC)
3) Unimed BH (MG)

Inovação e Tecnologia

1) Cooperaíso (MG)
2) Coplana (SP)
3) Unimed Curitiba (PR)