Evento reuniu empresariado baiano na última segunda-feira (12)
Frente & Verso , Salvador |
13/11/2012 às 13:42
Direção da REvista + B
Foto: Paulo Souza
Com um café da manhã especial, Cláudio Vinagre, Isaac Edington, Luiz Marques e Rubem Passos, sócios-diretores da Revista [B+], receberam no restaurante Baby Beef, mais de 120 empresários baianos convidados para a quarta edição do Fórum de Liderança [B+], encontro promovido pela revista para discutir negócios na Bahia. “Os fóruns são uma das ferramentas que utilizamos para pôr em prática nosso objetivo de fazer da [B+] muito mais que uma revista, um movimento em prol do setor produtivo do estado”, declarou Fábio Góis, editor-chefe da revista.
O perfil e as características da Nova Classe Média Brasileira, temática debatida nesta edição do evento, foram discutidas pelo publicitário André Torreta, que apresentou as tendências e os desafios para quem deseja investir nesse público. “Com a revolução que deu origem a essa nova classe, surge um novo cidadão brasileiro, que ao mesmo tempo que é mais consumista, é também mais exigente”, afirmou Torreta, autor do livro Brasil 2014-2021 – E agora, vai?.
Dentre os aspectos mais importantes abordados está a descentralização do crescimento econômico do País. “O eixo Rio - São Paulo deixa de ser rota cativa sinônima de crescimento econômico. Ao mesmo tempo, o Centro-Oeste já desponta como região de alto crescimento, enquanto as regiões Norte e Nordeste desempenham papel cada vez mais importante, atraindo investidores do mundo inteiro”, explica Torreta.
A necessidade de atualização e remodelagem dos atuais padrões de comunicação também foi abordada no encontro. “Foi apresentada uma gama de oportunidades para quem está atento às mudanças do comportamento de consumo no Brasil. O Jornal Massa, produto do nosso grupo, é específico para essa nova classe média e atinge mais de 200 mil pessoas, incorporando a leitura e o conhecimento a esse público, com preço e linguagem adequados”, afirmou Renato Mendonça, diretor do Jornal A Tarde.
De acordo com Roberto Ibrahim, presidente do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA), a palestra trouxe um otimismo saudável para os investimentos do empresariado nos próximos anos. “São as decisões de agora que transformam o futuro. Por isso é importante planejar e se adequar às novas formas de fazer negócio, criar, inovar, ser um agente de mudança”, afirmou.
Patrocinado pelo Banco do Brasil e pela Brasdutos, o evento reuniu lideranças de governos, empresas e organizações da sociedade civil, em diferentes segmentos. “Qualquer mudança no perfil do consumidor reflete diretamente na rede bancária, responsável por conceder o crédito e, de alguma forma, contribuir para essa revolução nas classes sociais que estamos vivenciando”, afirmou Armando Soares, gerente estadual do Banco do Brasil.
Dentre os presentes estavam Luiz Eduardo Chamadoiro, vice-presidente do Grupo TPC; Raimundo Lima, presidente do Grupo Aldeia de Angola; Antônio Coradinho, presidente da Câmara Portuguesa, Luis Moreira, diretor do iBahia; Adriana Mira e Manoel Figueiredo, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); Gabriel Salgado, do Banco do Nordeste; Maurício Lins, da Home Design, Ivo D’Aguiar, da Associação dos Jovens Empreendedores, Paulo Viana, da Bahia Comunicação, entre outros.
As edições anteriores do Fórum já trouxeram a Salvador Cesar Souza, consultor e presidente da Empreenda; Jack London, empreendedor pioneiro na web, criador do site Submarino; e a empresária Mônica Burgos, sócia-fundadora da Avatim – Cheiro da Terra. Recentemente, a [B+] promoveu também uma edição com foco na gestão empresarial, que trouxe palestra do empresário Raimundo Lima, presidente do Grupo Aldeia de Angola.