A integração da Baía de Todos os Santos através de um anel viário, um projeto do Governo do Estado que até hoje não saiu do papel, é a melhor alternativa para gerar riqueza na região num curto prazo”. A opinião é do empresário Reynaldo Loureiro, diretor da Bahia Marina, que em palestra realizada na Associação Comercial da Bahia defendeu esta opção, pelo baixo custo e praticidade, mas também considera que “o anel viário não inviabiliza a proposta da ponte Salvador-Itaparica. Um projeto complementa outro”, ressaltou.
Loureiro considera que a Baía de Todos os Santos, uma das maiores do mundo, tem um potencial de riqueza extraordinário e por isso deve ser pensada como um todo. “Não adianta ações pontuais, aqui ou lá, interessa um projeto abrangente para toda a região”. Para o empresário, os municípios localizados no litoral da área referida precisam de investimentos, um grande projeto de integração social. “A Baía de Todos os Santos não pode ser pensada apenas como água, é preciso investir nas 42 cidades do entorno e com isso você cria uma riqueza de dentro para fora” explicou.
Os investimentos na região, segundo o empresário, devem contemplar a construção do anel viário, marinas, estaleiros, e toda a infraestrutura necessária para que a Bahia realize a sua vocação turística. Na sua palestra Loureiro detalhou para os presentes as obras de construção do novo quebra-mar da Bahia Marina que ampliará a oferta de vagas para mais 200 embarcações. Também destacou a contrapartida ambiental com a revitalização da Praia da Preguiça, em conformidade com projeto aprovado pelo IBAMA e Patrimônio da União, que voltará a ter o volume de areia original, obra que deverá ser iniciada a partir de abril do próximo ano.