Pela participação e grande adesão de importadores e empresários dos nove estados do Nordeste nossa expectativa é de que vamos superar os R$ 35 milhões de negócios previstos na Rodada de Negócios".
A afirmação foi feita pelo diretor-técnico do Sebrae Bahia, Lauro Ramos, durante as duas reuniões de boas vindas com os representantes de importadoras de 26 países e em seguida com os empresários dos nove estados do nordeste que participam do XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE) na manhã desta terça-feira, 23, no Hotel Bahia Othon Palace, em Salvador.
O evento integra as comemorações dos 40 anos do Sebrae e acontece até quinta-feira, 25.
O diretor do Sebrae, Lauro Ramos, também destacou como um dos pontos importantes do EINNE o alinhamento entre as instituições representativas do setor produtivo e o sistema Sebrae do Nordeste, e Sebrae Nacional para elevar a competitividade das micro e pequenas empresas, por intermédio de qualificação e orientação, para que elas tenham um nível de competitividade necessária localmente e internacionalmente.
Também presente na reunião de boas vindas com os empresários o gerente de Acesso a Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, Paulo Alvim, disse que a hora é do empresário mostrar seu valor.
"O EINNE é o momento das micro e pequenas empresas mostrarem a sua capacidade produtiva e inovativa. Eventos como este é fundamental para permitir a construção de rede de relacionamentos porque aqui estão presentes 72 empresas de 26 países. É a oportunidade das mpe verem o mercado internacional como alternativa", ressaltou Paulo Alvim.
Representando o Governo da Bahia Jairo Vaz, superintendente de Agronegócio e Atração de Investimento da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) disse que o EINNE é um ambiente propício para a inserção das micro e pequenas empresas no mercado internacional. "Pelo número de participantes aqui presente nesta reunião preliminar acreditamos que a Rodada possa gerar mais de meio milhão de reais em negócios", conta Jairo Vaz.
Cinco setores estão na Rodada de Negócios
Rendas, artesanatos em cerâmica, couros e palhas, joias, cosméticos, sucos, cachaça, café orgânico, chocolates finos, peixes, frutas, acarajé congelado, outros alimentos derivados da mandioca e bovinocultura de leite, além de prestadores de serviços na área da construção civil e tecnologia da informação. Estes são alguns dos produtos ofertantes que serão distribuídos em cinco salas na Rodada: Alimentos e Bebidas; Casa e Decoração; Moda, Saúde e Beleza; Tecnologia da Informação e Construção Civil. Em cada sala serão agrupados uma média de 30 compradores (internacionais e nacionais). As Rodadas de Negócios acontecem dias 24 e 25 de outubro, de 8h30 às 18h, no Hotel Bahia Othon Palace, em Salvador.
E
starão presentes na Rodada representantes da África, Ásia, Europa, América do Norte, América Central e América Latina. Confirmaram empresas importadoras da Alemanha, Itália Áustria, Espanha, Bélgica, Suíça, França, Portugal, Emirado Árabes, Rússia, Canadá, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Panamá, Cuba, México, Equador, Guatemala, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Paraguai, Bolívia, Argentina, Uruguai e Brasil. O EINNE integra as comemorações dos 40 anos do Sebrae.