A qualificação profissional deixou de ser sonho e tornou-se realidade para os 288 alunos dos diversos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em Camaçari.
A cerimônia de certificação dos cursos ministrados pelo IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia) aconteceu na tarde desta sexta-feira (19/01), no campus do Instituto Federal, local onde foram realizadas as aulas durante cerca de quatro meses.
Na ocasião, foram certificados profissionais de 14 turmas para as áreas de montagem e manutenção de micro, vendedor, auxiliar administrativo e de rede, eletricista industrial e predial, desenhista mecânico e de construção civil, programador de web, apoio educacional, alfabetização avançada, recepcionista, alfabetização avançada e monitor ambiental.
Entusiasmado com a pré-seleção para integrar o quadro de profissionais de uma empresa do ramo de elétrica, o morador do bairro Dos 46, Odilon Alves, agradeceu a oportunidade obtida com o curso. "Ainda nem havia concluído o curso e já fui chamado para uma seleção. Estou realizando um sonho de criança", destacou o mais novo eletricista industrial da cidade.
A concluinte do curso de auxiliar administrativo de redes, Midian Araujo, também estava radiante com o recebimento do certificado e parabenizou a iniciativas dos governos de oferecer cursos profissionalizantes gratuitos e de qualidade. "Essa é uma chance das pessoas que não tem condições poderem se profissionalizar, me senti muito motivada", ressaltou.
A certificação de hoje (19/10), foi a primeira do Instituto Federal e, na opinião do coordenador geral do Pronatec pelo IFBA, Carlos Bruni, "os cursos foram muito bons e superaram as expectativas", ao que o diretor geral do IFBA, Affonso Alves, observou que as aulas foram ministradas por professores capacitados e atualizados com a exigência do mercado de trabalho e os alunos puderam contar ainda, com laboratórios que possuem equipamentos e programas de ultima geração.
Também presente na cerimônia, o secretário da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, declarou que o objetivo agora é conseguir, junto ao Governo Federal, que Camaçari possa oferecer o dobro de vagas existentes no próximo ano. "Esse ano ofertamos 3 mil vagas e a proposta é de dobrarmos o número de vagas para que possamos, cada vez mais, auxiliar na formação profissional dos moradores de Camaçari", disse.
O Pronatec é um programa do governo Federal, executado no Município pela Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão) e tem como objetivo qualificar a mão de obra local e contribuir para a inserção das pessoas no mercado de trabalho.