Economia

Importância do sistema cooperativista em debate em encontro do OCB

vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/10/2012 às 12:42

As vantagens das cooperativas e como elas constroem um mundo e a importância deste segmento na geração de emprego e renda. Essa é a base do tema das discussões do II Encontro Estadual de Cooperativas Baianas, aberto na noite desta quinta-feira (18), no Hotel Fiesta, na Pituba, e que prossegue nesta sexta-feira (19) no mesmo local.


Parte das comemorações pelo Ano Internacional das Cooperativas, o evento contou com as participações do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, presidente do Conselho Estadual do Cooperativismo e também presidente do Conselho Estadual de Economia Solidária, de Marcio Lopes de Freitas, presidente Nacional do Sistema OCB e de Cérgio Tecchio, presidente do Sistema Oceb/Sescoop-BA.


Representando o governador Jaques Vagner, o secretário Nilton Vasconcelos fez uma saudação aos presentes e falou sobre a importância do cooperativismo, principalmente na geração de emprego e renda. "Precisamos cultivar o cooperativismo em todas as modalidades, principalmente nas que atuam na economia familiar e na economia solidária, onde o governo do Estado vem realizando muitos esforços".


Cérgio Tecchio, destacou a apresentação do evento e, em seguida, leu uma mensagem do Sistema Cooperativo Baiano. Destacou que é preciso reconhecer o cooperativismo como atividade econômica e defendeu a criação de uma superintendência estadual exclusiva para cuidar do Cooperativismo.


"Além de promover a formação e o crescimento das cooperativas queremos incentivar os governos a estabelecerem políticas públicas, leis e regulamentos propícios à formação, crescimento e estabilidade das cooperativas", disse Cérgio Tecchio.



O presidente Nacional do Sistema OCB, Márcio Lopes,  elogiou o apoio do Governo do Estado ao setor e destacou a aprovação da Lei do Cooperativismo da Bahia, "que faz beneficio enorme ao cooperativismo estadual". 


O II Encontro Estadual de Cooperativismo visa aumentar a consciência pública sobre as cooperativas e suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e especialmente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.