Gostaria de dividir contigo parte do texto do Papa Bento VXI, em que ele reconhece a importância do Cooperativismo para a Sociedade em que vivemos. "A cooperação, no seu significado mais profundo, indica a necessidade da pessoa de associar-se para conseguir, junto com os outros, novas metas na área social, econômica, cultural e religiosa.
Trata-se de uma realidade dinâmica e variada, chamada não somente a dar resposta às necessidades imediatas e materiais, mas contribuir com a perspectiva de cada comunidade." Ele ainda menciona a reflexão sobre o tema "As cooperativas agrícolas nutrem o mundo". Em sua mensagem, ele menciona a o cooperativismo doze vezes como forma de inclusão social, para os dias atuais.
Na última terça comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação e as cooperativas fizeram a diferença no combate a fome.
Nós, cooperativistas, sempre praticamos o sétimo principio do cooperativismo:
7° PRINCÍPIO - PREOCUPAÇÃO PELA COMUNIDADE: As sociedades, em todo o mundo, sofrem com o aumento do desemprego, a degradação ambiental e a necessidade de acabar com a desigualdade social. As cooperativas constituem a face humana do desenvolvimento. Como tal, elas contribuem para divulgar muitos assuntos relevantes da sociedade, colocando em prática o Sétimo Princípio do Cooperativismo "a preocupação com a comunidade". As cooperativas têm especial responsabilidade de assegurar que o desenvolvimento de suas comunidades seja sustentável. São elas que contribuem, concretamente, para tornar mais justa a nossa sociedade e os valores humanos mais respeitados.
Pelo mundo inteiro, ontem, foram realizados congressos, eventos e seminários para a discussão desse tema tão importante que é a "FOME", pois milhões de pessoas ainda são vitimas e o cooperativismo deu, dá e dará sempre sua contribuição.
Fico muito feliz que o Papa Bento XVI reconheça o valor do cooperativismo.
Sandra Campos
Presidente
FETRABRAS - Federação Nacional dos Trabalhadores Cooperados
Editora Chefe - Portal e Revista EasyCOOP