Economia

Petros encerra nesta quinta (10) prazo para aderir a repactuação

vide
| 09/10/2012 às 12:26
O conselheiro deliberativo eleito da Petros e coordenador geral do Sindipetro Bahia, Paulo César, conclui nesta quarta (10) em Salvador - no CorreioPituba - uma maratona de palestras realizadas nas 13 subsedes do sindicato sobre a nova repactuação, processo que envolve somente na Bahia 1.834 pensionistas do Sistema Petrobrás. Nesta quinta (10), encerra o prazo para se fazer a adesão e não haverá prorrogração. Nas palestras, um vídeo de 45 minutos foi mostrado a centenas de aposentados e pensionistas, elucidando a maioria das dúvidas que ainda se tem sobre fazer ou não fazer a nova repactuação.

Segundo a Petros, no país são 4.679 que não aderiram ao processo aberto em 20062007 e desse total 3.579 terão melhorias no beneficio após a repactuação. Segundo Paulo César, a Petros enviou correspondência para o endereço de todos, mas devido à greve dos Correios pode ter havido atraso, nesse caso deve-se procurar a Petros ou ligar para o atendimento: 0800 025 35 45

No primeiro processo de repactuação, ocorrido em 2007, ao todo 58.317 petroleiros da ativa, aposentados e pensionistas do Plano Petros repactuaram, referendando o Acordo de Obrigações Recíprocas assinado pela FUP e seus sindicatos com a Petros e a Petrobrás. Ou seja, 72,78% dos participantes e assistidos do plano concordaram com as mudanças no Regulamento do plano, que resultaram no maior acordo da história do movimento sindical e também do Sistema de Previdência Complementar brasileiro.

Este acordo vitorioso garantiu aportes da Petrobrás de mais de R$ 6 bilhões para o Plano Petros, além do atendimento de reivindicações históricas, como a correção do cálculo das pensões, a contribuição paritária, a redução do limite de idade para o grupo 78/79 e a paridade na gestão da Petros e nos conselhos gestores dos Planos Petros e Petros 2. O alto índice de adesão à repactuação (mais de dois terços dos participantes e assistidos) expressa com todos os números o reconhecimento das conquistas deste acordo, que foi fruto de um longo processo de negociação conduzido pela FUP e seus sindicatos de forma responsável e democrática.