O Seminário Estadual de Juventude Rural teve como ponto principal o debate sobre a especificidade da juventude do campo. O evento que aconteceu na localidade de Tanquinho, região de Feira de Santana, contou com a participação de jovens que atuam em diversos espaços de representação, a exemplo de sindicatos rurais, movimentos, entre outros, que afirmaram que os debates são uma oportunidade de proposição de iniciativas que ajudem na construção do protagonismo social e político.
"É muito importante reunir a grande diversidade da juventude do campo para avançarmos na ampliação de oportunidades de permanência no campo", disse a agricultora familiar Ana Cláudia Carvalho, diante de outros segmentos juvenis, como quilombolas e indígenas. Entre as questões em debate, estavam o acesso a crédito, assistência técnica, programas de inclusão produtiva, incentivo ao empreendedorismo, fortalecimento da educação no campo, entre outros temas.
O evento reuniu jovens de todos os territórios da Bahia, que levantaram propostas para subsidiar o Governo do Estado nas políticas públicas para o segmento, respeitando a sua ampla diversidade. Para o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, que representou o governador Jaques Wagner, os debates serão decisivos para a elaboração de ações na área.
"A juventude é determinante no processo de fortalecimento da agricultura familiar", afirmou, enfatizando as chances de um grande salto no setor, com aumento significativo na produção rural baiana.
A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa, destacou o respeito à igualdade de gênero na definição do público do evento e afirmou que a iniciativa é um marco na luta do povo do campo. É a primeira vez que sociedade civil e governo reúnem a juventude rural. Temos que potencializar os debates sobre a construção de um novo modelo de desenvolvimento rural na Bahia, comentou, lembrando das políticas já em curso para o segmento, como Pronaf, PNAE, Projovem, Trilha, Projeto Margaridas, entre outras, executados em parceria entre governo do Estado e governo Federal.
Iniciativa é fruto de grande parceria - O seminário foi resultado de uma parceria entre as secretarias estaduais de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Políticas para Mulheres (SPM), Relações Institucionais (Serin), Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Educação (SEC), além do Ministério de
Desenvolvimento Agrário (MDA).