Economia

WAGNER DESTACA PAPEL DO GOV FED NA RETOMADA INDÚSTRIA NAVAL NA BAHIA

vide
| 13/07/2012 às 21:02
Governador Jaques Wagner conversa com a presidente Dilma na solenidade
Foto: Manu Dias

Ao participar da cerimônia de batismo da plataforma autoelevatória de perfuração P-59, no canteiro de obras da Petrobras, em São Roque do Paraguaçu, distrito de Maragogipe, com a presença da presidente Dilma Rousseff, o governador Jaques Wagner ressaltou o trabalho determinado da presidente Dilma e do ex-presidente Lula em retornar para a Bahia o segmento da indústria naval com a construção das plataformas P-59 e P-60, esta última ainda em construção.

     "A Bahia já teve uma indústria naval importante, que entrou em um período longo de decadência, e que agora ressurge com a construção do Estaleiro Enseada do Paraguaçu e a construção das plataformas de perfuração de petróleo", ressaltou o governador.

    "É este o momento que o Brasil está vivendo, a autoestima elevada e o reconhecimento do mundo. Minha segurança é saber que a timoneira deste país é uma mulher com experiência, coragem e determinação", afirmou Wagner. O governador destacou, ainda, o papel do governo do Estado para reativar o segmento industrial naval, liberando a área para a construção do estaleiro assim como a participação nas negociações para implantar em Maragogipe o consórcio responsável pelo Estaleiro Enseada do Paraguaçu, formado por três empresas baianas com a participação posterior da japonesa Kawasaki, que atuará com a transferência de tecnologia junto ao consórcio. Sobre o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, Wagner destacou: "Com certeza, será um dos maiores estaleiros do país, e vai trazer mais oportunidade para os baianos, com emprego e renda".


Já a presidente Dilma Rousseff destacou que "a nova plataforma demonstra a competência, capacidade e esforço do povo brasileiro e, especificamente, do povo baiano na construção de uma plataforma como esta". Ela lembrou, ainda, que o Brasil detinha a segunda indústria naval mais desenvolvida do mundo até a década de 80. "Após 30 anos, voltamos a construir uma plataforma que todos diziam que não conseguiríamos", disse.


Participaram da cerimônia de batismo da P-59, além da presidente Dilma Rousseff e do governador Jaques Wagner, a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, madrinha de batismo da plataforma P-59; a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster; o ministro dos Transportes, Paulo Passos; das Minas e Energia, Edson Lobão; da Comunicação, Helena Chagas; senadores e deputados baianos, secretários estaduais e empresários dos consórcios do Estaleiro Enseada do Paraguaçu e Rio Paraguaçu; além de lideranças políticas locais.