Publicitários e executivos de agências de propaganda e empresas jornalísticas da Bahia estão se movimentando para garantir uma ampla participação do Estado, no V Congresso da Indústria da Comunicação, de 28 a 30 próximos, em São Paulo.
A informação é do presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade – Capítulo Bahia (Abap-Bahia), Renato Tourinho. Segundo ele, os baianos identificam no evento uma oportunidade para consolidar o Estado como um dos principais polos do setor no País.
“Esta movimentação no mercado nordestino, com a ascensão das classes sociais, significa uma mudança de patamar, considerando o ingresso de milhões de novos consumidores. O V Congresso é uma ótima oportunidade para juntos discutirmos os desafios deste novo momento, visando interagir as diversas ferramentas de comunicação e consolidando melhores resultados para os nossos clientes”, diz Renato.
O encontro vai discutir o futuro do mercado brasileiro, que já é o quinto maior do mundo e deve dobrar o seu tamanho nos próximos dois anos. Em 2011, o crescimento foi de 8,5%, alcançando faturamento de R$ 39 bilhões, enquanto o mundial subiu apenas 4,5%.
Ao contrário dos americanos e europeus, afetados pela crise econômica, a expectativa nacional é prosseguir em expansão. Um dos motivos são os grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Celeiro de talentos
“Destaco a criatividade das agências baianas como um dos grandes diferenciais; somos um celeiro de talentos. Vamos ampliar a nossa participação, com maior atuação em outros estados e atrair anunciantes nacionais para esta a sexta economia do país e a maior do Nordeste”, anuncia Tourinho.
Um exemplo da expectativa positiva foi a inclusão de Salvador na programação dos encontros preparatório do Congresso e a sua indicação para a coordenação de uma das principais mesas temáticas do evento, “O Consumidor com a Palavra”, juntamente com o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro e o presidente da Abap-Rio, Gláucio Binder. Os debatedores serão o presidente do Google, Fábio Coelho e o presidente da agência DM9, Sérgio Valente.
“Temos que nos inserir nessa discussão para aumentar a nos fatia nesse mercado e o Congresso vai reunir a um só tempo além de toda cadeia produtiva importantes desse processo o anunciante,” adianta o dirigente baiano da Abap.
O Congresso é organizado pelo Fórum da Indústria da Comunicação. A abertura, no dia 28, será com a palestra do bispo sul-africano, Desmond Tutu, Premio Nobel da Paz, sobre Liberdade e Democracia.