O secretário elencou outros atrativos importantes para o mercado fornecedor. "Ano passado, a Bahia foi o primeiro destino de investimento chinês do Brasil e concentra hoje o maior polo produtor de pneus", diz Correia. O secretário acredita que o setor automotivo passe a ser responsável por 12% do PIB baiano quando a fábrica da JAC entrar em funcionamento, em 2015.
Durante sua apresentação, Sérgio Habib, presidente da JAC Motors no Brasil, falou sobre o crescimento do mercado automobilístico no Nordeste liderado pela Bahia que cresceu 83,09%, já São Paulo teve um desempenho bem menor (46,69%). Segundo Habib, no futuro o crescimento em vendas se dará no Centro-Oeste, Sul e Nordeste.
Eduardo Campos, da MagnetiMarelli, marca responsável pelo processo produtivo de componentes eletrônicos, falou que além de ser uma ótima oportunidade de expandir os negócios, uma nova montadora traz excelentes desafios para o mercado.
Andreas Jancso, diretor do Grupo de Negócios da América do Sul da Visteon, enxerga a JAC no Brasil como um volume potencial novo e se mostra muito otimista quando o assunto é uma possível parceria. "Já somos fornecedores da marca na China, além disso, temos uma fábrica instalada em Camaçari e já conhecemos bem o mercado baiano", afirma Jancso.
A unidade da JAC Motors, que será implantada em Camaçari, vai investir R$ 900 milhões no estado. A fábrica deve ser concluida em 2014 e vai produzir carros exclusivos para o mercado brasileiro. A previsão é que até dezembro, todos os fornecedores estejam escolhidos.