Para a realização do concurso em Salvador, o Comida di Buteco fechou parceria com a Pepsi, Doritos, Hellmann's e Azeite Gallo. Além deles, o evento conta com o apoio da Bahiatursa, Ebal/Cesta do Povo, Amendoim Pepsico, Ultragaz, Viação São Geraldo, Philip Morris, Hotel Golden Park, Abrasel, Sebrae, Senac e Vox Populi. A competição acontece pela quinta vez na capital baiana e 30 botecos disputam o título de Melhor Boteco 2012.
Com a finalidade de estimular ainda mais os proprietários dos botecos, algumas marcas patrocinadoras criam ações promocionais específicas, como a da Hellmann's. A maionese premiará três botecos, em todas as cidades, que utilizarem espontaneamente o ingrediente em seus petiscos e se classificarem entre os melhores no concurso. "Um dos nossos objetivos no evento é explorar o potencial gastronômico e a versatilidade da maionese, que acrescenta sabor ou da um toque diferente na elaboração do prato", comenta o gerente de marketing de Hellmann's, Fernando Kahane."
O Doritos, também está promovendo a competição do melhor petisco elaborado com o salgadinho. As criações serão avaliadas apenas pelo corpo de jurados e o boteco vencedor levará premiação em dinheiro. O sucesso da disputa é comprovado pelos consumidores. Na última edição do evento, por exemplo, 30% dos petiscos vendidos foram feitos com Doritos.
Já a Pepsi está distribuindo brindes de Pepsi Twist e fazendo blitzes para apresentar o seu mais recente lançamento Pepsi Twist Zero, nos botecos participantes em todo o Brasil. O Azeite Gallo, por sua vez, está com a Blitz Gallo distribuindo mini-azeites para os botequeiros. Os resultados das competições promovidas por patrocinadores serão divulgados junto com o do concurso, na Saideira, que acontecerá no dia 22 de maio.
Sobre o Comida di Buteco
A história do Comida di Buteco começou em 1999, quando Eduardo Maya - então produtor e apresentador do programa "Momento Gourmet", da extinta Rádio Geraes FM - apresentou a emissora a proposta de um concurso que elegesse o melhor tira-gosto de boteco de Belo Horizonte. A ideia logo ganhou a adesão de João Guimarães - proprietário da emissora - e de Maria Eulália Araújo - diretora-executiva da rádio - que, imediatamente, sugeriu o nome do evento.
A primeira edição aconteceu no ano seguinte (2000), com apenas dez botecos participantes. O resultado foi melhor que o esperado, com sucesso de público e crítica. O Comida di Buteco só cresceu mesmo com o fim da Rádio Geraes FM, em 2005, se tornando uma empresa independente.
A cada ano, mais e mais pessoas se envolviam no concurso, transformando o Comida di Buteco em referência nacional. Em 2008, o concurso entrou no conceituado Guia 4 Rodas da Editora Abril e passou a ser realizado em diversas cidades do interior de Minas Gerais e em outros estados. Neste ano também, dois novos sócios se uniram ao projeto: Ronaldo Perri e Flávia Rocha, com a missão de expandir o conceito a outras praças.