Economia

SEBRAE: Bahia é a grande campeã do Prêmio MPE Brasil de melhor gestão

vide
| 29/03/2012 às 10:27
Premiação aconteceu em Brasilia, no último dia 23
Foto:
A Bahia foi o Estado com o maior número de prêmios na disputa nacional do Prêmio MPE Brasil, Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empreas, entregue na noite desta sexta-feira, 23, em Brasília. A Bahia venceu na categoria de Turismo e Destaque de Inovação e ainda ficou em segundo lugar, entre as cinco melhores empresas do setor de Serviços. O Paraná ficou em segundo lugar com duas vitórias nas categorias de Serviço e Serviços de Tecnologia da Informação. Em seguida vieram os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraíba e Rio Grande do Norte, com uma empresa vencedora cada um.

Para o superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, este resultado mostra que as micro e pequenas empresas baianas são referência de qualidade. "A Bahia venceu estados gigantes como São Paulo e Minas Gerais. O prêmio mostra como os baianos são empreendedores e buscam cada vez mais melhorar sua gestão", afirmou Edival Passos. O empreendedorismo baiano já foi destaque na Feira do Empreendedor da Bahia, de 4 a 8 de outubro de 2011, considerada a melhor do Brasil pela terceira vez consecutiva. A Feira recebeu mais de 31 mil visitantes e realizou mais de 16 mil atendimentos nas áreas empresarial, de tecnologia e inovação, livraria, tendências, oportunidades para a Copa 2014, painel de oportunidades e Empreendedor Individual.

Receita de sucesso

O empresário baiano Henrique Colombini Browne Ribeiro dá a receita que levou a sua empresa, a Lacerta Consultoria Ambiental, de Salvador, a vencer mais de cinco mil empreendimentos disputaram o Destaque Inovação do Prêmio MPE Brasil. "Com o apoio de consultores da Fundação Nacional da Qualidade conseguimos mensurar de forma precisa nossos pontos positivos e negativos. Não temos um produto, uma mercadoria. Nosso produto é o conhecimento, por isso é mais difícil fazer essa mensuração, mas conseguimos", disse.

Segundo Henrique Colombini, essas ações facilitaram a organização da gestão interna e fizeram com que a relação com os clientes e funcionários melhorasse. "Aprendemos a conhecer a empresa como um todo. Nos questionários e nas avaliações do prêmio percebemos alguns pontos de economia de custos e de como captar novos clientes", ressaltou.

A Lacerta tem como clientes empresas mineradoras, indústrias, hotéis condomínios, consórcios de energia, estaleiros, construção civil e prefeituras. Para 2012, o empresário Henrique Colombini conta que a meta é levar os serviços de consultoria ambiental para outros estados do norte e nordeste. "Também estamos nos preparando para formalizar a ISO 9000 em gestão. Esperamos até o final do ano sermos a única empresa da Bahia em consultoria ambiental a ter esta certificação", conclui o empresário.

O prêmio MPE Brasil, uma iniciativa realizada pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), contempla as áreas de indústria, comércio, serviços, turismo, Tecnologia da Informação (TI), saúde, educação, agronegócio, destaque de boas práticas de responsabilidade social e de inovação.

Turismo sustentável

Além do Destaque de Inovação, a Bahia também venceu no setor de turismo com o Hotel de Lençóis, da cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina. O Hotel desbancou 1.240 inscritos de todo o Brasil. O consultor do Hotel, o empresário Dionízio Martins, foi a Brasília receber o prêmio e saiu de lá entusiasmado para levar a experiência para outros empresários baianos. "Vamos formar um grupo regional, nos reunir uma vez por mês para troca de informação, falar dos contatos e do entusiasmo que foi essa premiação em Brasília", disse Martins.

Desde 2010 o Hotel de Lençóis tem o Certificado Sistema de Gestão de Sustentabilidade para Meios de Hospedagem da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), além de ter vencido o MPE Brasil em 2008.

"Desde o início tínhamos a preocupação com a sustentabilidade e uma visão além do negócio. Esta visão se fortaleceu quando fizemos o Programa Alimento Seguro (PAS), com o apoio do Sebrae. Com sustentabilidade você olha o lado cultural, social, ambiental e o lado econômico do negócio", contou.

Dionízio explica que o Hotel trabalha com a diferenciação do produto. Além disso, mantém uma boa relação com os funcionários. Segundo conta, a empresa tem hoje 38 funcionários diretos, em um total de 50, contando com os terceirizados. "Não temos problema de mudança de funcionários e isso significa uma economia. Ainda temos três funcionários que são multiplicadores, que mensalmente dão aulas de melhoria de gestão. O prêmio MPE é uma escola. Aprendemos ainda que as coisas devem ser feitas gradualmente e sem interrupções, e que sempre devemos evoluir e querer mais", destacou.