Em parceria com as Secretarias de Educação de Camaçari e Dias D'Ávila, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari/ Cofic está relançando o Prêmio de Incentivo à Educação, que tem por objetivo estimular, reconhecer, socializar e divulgar ações pedagógicas nas escolas públicas municipais, cujos resultados se revertam no desenvolvimento do aprendizado dos alunos. A premiação foca em três dimensões da Língua Portuguesa: Leitura, Expressão Oral e Escrita.
O retorno do Prêmio em 2012 vem atender à solicitação de várias escolas e das Secretarias de Educação de Camaçari e Dias D'Ávila. A premiação obedecerá ao formato já conhecido pelas escolas, com perspectivas de ajustes graduais a partir de 2013. Incorpora, no entanto, uma mudança importante no seu "modus operandi", que consiste na realização das inscrições e acompanhamento dos projetos por meio virtual, o que acontecerá mediante sistema elaborado pela empresa parceira Cipó - Comunicação Interativa.
Poderão concorrer ao Prêmio, indistintamente, escolas que ofereçam ensino regular da 1ª a 9ª séries (podendo integrar esta faixa a Educação Infantil). Os projetos a serem desenvolvidos poderão caracterizar ações pedagógicas já experimentadas, em curso, ou nunca experimentadas pelas escolas, desde que seja possível o acompanhamento/avaliação dos resultados pela Comissão de Avaliação e Grupo de Mediação Pedagógica.
As ações pedagógicas deverão ser executadas no prazo mínimo de seis meses, podendo abordar diferentes conteúdos e metodologias, sempre com foco no desenvolvimento dos alunos em Leitura, Expressão Oral e Escrita, de forma interdisciplinar, constituindo-se, assim, em prioridade no trabalho dos professores e em todos os serviços/atividades por eles promovidos. É desejável que incluam conhecimentos sobre o Polo Industrial de Camaçari.
Os Projetos serão avaliados por uma Comissão de Avaliação formada por especialistas em Educação, que escolherá (cinco) projetos por município para a etapa final do prêmio, quando serão destacados 02 (dois) Projetos (Ensino Fundamental e Educação Infantil), por município.
De acordo com o regulamento, cada escola finalista receberá uma ajuda de custo de R$ 3.000,00 (três mil reais) convertidos em materiais para implementação das ações previstas. Além disso, os relatos dos projetos finalistas serão transformados em uma publicação, com o propósito de divulgar/socializar/estimular, em outras escolas, as experiências implementadas. O prêmio para a etapa final será de R$ 10.000,00 (dez mil reais), por escola vencedora.
Projeto pioneiro
O Prêmio Polo de Incentivo à Educação foi criado de forma pioneira pelo Cofic, em 1999, a partir de uma constatação que, ainda nos dias de hoje, preocupa as escolas do país: a de que alunos da rede pública apresentam graves dificuldades para ler e escrever, o que resulta em profundas limitações para o seu desenvolvimento intelectual, profissional e como cidadão.
O prêmio nasceu com o objetivo de estimular a melhoria de desempenho dos alunos nas áreas de leitura, expressão oral e da escrita, a partir de abordagens criativas, envolventes e interdisciplinares, que os colocassem como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Bastava, para tanto, que as escolas fossem desafiadas a conceber e implementar projetos com este propósito, o que desde então passou a ser feito com empenho e efetividade pelas participantes.