Economia

MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS IMPULSIONAM COMÉRCIO VAREJISTA EM JANEIRO

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| 24/03/2012 às 10:15

O comércio varejista do estado da Bahia apresentou expansão de 7,6% no volume de vendas em janeiro de 2012, em relação a igual mês de 2011. Na comparação, com ajuste sazonal (janeiro de 2012/dezembro de 2011) a taxa variou positivamente em 4,9%.  A principal variação do volume de vendas em janeiro de 2012 coube ao segmento de Móveis e eletrodomésticos (12,8%). O desempenho desse setor é bastante satisfatório, posto que no acumulado dos últimos 12 meses apresentou uma expansão de 16,4% no volume de vendas.


Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) - autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (SEPLAN)


O coordenador de Pesquisas Sociais da SEI, Denílson Lima, explica que tal resultado pode ser creditado ao fato de o comércio varejista baiano apresentar expansão do crédito, elasticidade dos prazos de parcelamento, melhoria dos rendimentos dos consumidores, principalmente da camada de menor poder aquisitivo e medidas de reduções e isenções de impostos promovidas pelo governo federal em determinados segmentos da indústria. Acrescente-se a esses fatores, o aumento do emprego formal em janeiro e as constantes promoções que, sem dúvida, são importantes incentivos para dinamizar o setor.


No caso do setor de Móveis e eletrodomésticos, "cerca de 80% das transações comerciais desse segmento estão atreladas diretamente aos financiamentos e, consequentemente, às quantidades de prestações, questões que a população de baixa renda releva ao assumir um crediário. Outro elemento importante para análise relaciona-se ao Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Salvador, relativo ao mês de janeiro, que verificou redução nos preços de produtos como aparelho de som, ventilador, exaustor e colchão. ", justifica Denílson Lima.


Já a atividade mais representativa do comércio varejista, Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, registrou crescimento no volume de vendas de 9,1% em janeiro de 2012 e no acumulado dos últimos 12 meses acusou uma variação de 2,8%. Outros grupos que apresentaram aumento foram: Tecidos, vestuário e calçados (12,2%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,2%); Combustíveis e lubrificantes (7,2%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,4%); Já Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação teve queda de 8,1% e Livros, jornais, revistas e papelaria (-24,2%).


Os ramos que não integram o indicador do varejo obtiveram os seguintes resultados quanto à variação do volume de vendas no mês em questão: Veículos, motocicletas, partes e peças (8,8%) e Material de Construção (4,5%).